EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO EM DURKHEIM E MARX<em>EDUCATION, LABOR END EMANCIPATION DURKHEIM AND MARX</em>
Resumen
O principal objetivo do presente artigo é resgatar, de forma comparativa, as contribuições de Durkheim e Marx sobre a educação e o trabalho. Partir-se-á do pressuposto de que esses autores apresentam pontos divergentes e convergentes no que diz respeito à análise da educação e da categoria trabalho como elementos de emancipação. Diante dos desafios de os analisar e comparar, o propósito maior é responder às seguintes questões: a) Como Durkheim e Marx concebiam a educação e o trabalho? b) Quais os pontos divergentes e convergentes no que tange à questão da educação e do trabalho como elementos de emancipação humana?
Palavras-Chave: Educação. Trabalho. Emancipação humana.
Abstract
The main objective of this paper is to rescue, comparatively, the contributions of Durkheim and Marx on education and work. It is assumed that these authors present divergent and convergent standpoints with respect to the analysis of education and work category as elements of emancipation. In face of the challenge of analyzing and comparing these thinkers, the main purpose is to answer the following questions: a) How did Marx and Durkheim see education and work? b) What are the divergent and convergent standpoints with respect to the issue of education and work as elements of human emancipation?
Keywords: Education. Employment. Human emancipation.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.