EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO EM DURKHEIM E MARX<em>EDUCATION, LABOR END EMANCIPATION DURKHEIM AND MARX</em>

Authors

  • José Carlos da Silva usj

Abstract

O principal objetivo do presente artigo é resgatar, de forma comparativa, as contribuições de Durkheim e Marx sobre a educação e o trabalho. Partir-se-á do pressuposto de que esses autores apresentam pontos divergentes e convergentes no que diz respeito à análise da educação e da categoria trabalho como elementos de emancipação. Diante dos desafios de os analisar e comparar, o propósito maior é responder às seguintes questões: a) Como Durkheim e Marx concebiam a educação e o trabalho? b) Quais os pontos divergentes e convergentes no que tange à questão da educação e do trabalho como elementos de emancipação humana?
Palavras-Chave: Educação. Trabalho. Emancipação humana.

Abstract
The main objective of this paper is to rescue, comparatively, the contributions of Durkheim and Marx on education and work. It is assumed that these authors present divergent and convergent standpoints with respect to the analysis of education and work category as elements of emancipation. In face of the challenge of analyzing and comparing these thinkers, the main purpose is to answer the following questions: a) How did Marx and Durkheim see education and work? b) What are the divergent and convergent standpoints with respect to the issue of education and work as elements of human emancipation?
Keywords: Education. Employment. Human emancipation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Carlos da Silva, usj

José Carlos da Silva é Professor do USJ (Centro Universitário Municipal de São José). É Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2010-12-17

How to Cite

DA SILVA, José Carlos. EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO EM DURKHEIM E MARX<em>EDUCATION, LABOR END EMANCIPATION DURKHEIM AND MARX</em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 169–180, 2010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1936. Acesso em: 23 nov. 2024.