As facetas da alfabetização nos programas de formação continuada para professores alfabetizadores: o que dizem as teses e dissertações?
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723826612025041Mots-clés :
formação continuada, alfabetização, programa formativo, facetas da alfabetizaçãoRésumé
Este texto traz discussões de uma pesquisa motivada pelo interesse em identificar e analisar outras pesquisas que investigaram atividades de formação continuada, em especial seus programas formativos, buscando entender de que maneira esses programas abordam as facetas da alfabetização. Seu objetivo foi compreender em que medida os programas das formações continuadas voltadas para professores alfabetizadores analisados em teses e dissertações dos últimos dez anos contemplam os objetos de conhecimento relacionados às facetas da alfabetização propostas por Soares (2016). O estudo caracterizou-se como exploratório, em um delineamento bibliográfico, numa abordagem qualitativa. Elegeu-se como base de dados para levantar as pesquisas o repositório da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, delimitando-se a busca entre 2013 e 2024, utilizando-se palavras-chave relacionadas à formação continuada e alfabetização. Dos 682 resultados iniciais, apenas nove pesquisas enquadraram-se na proposta do estudo. A análise destas pesquisas levantadas teve como método a análise de conteúdo e como referência teórica a proposta de Soares (2016), que considera o processo de alfabetização constituído por três facetas principais: linguística, interativa e sociocultural. Como resultado da análise, observou-se uma predominância da concepção do letramento nos programas formativos, sendo contemplada a faceta sociocultural em sete das nove pesquisas analisadas, possivelmente pela influência das políticas nacionais de formação continuada, como o PNAIC. Observou-se, ainda, que, mesmo com a predominância da faceta sociocultural, as outras facetas também foram abordadas, porém de maneiras diversificadas em relação à quantidade e tipo.
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