Proposições decoloniais ao desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826612025373

Resumo

O objetivo deste artigo é enunciar proposições decoloniais ao Desenvolvimento Profissional Docente de professores da Educação Básica, considerando princípios teóricos e uma vivência autoformativa colaborativa. Foi realizada uma pesquisa participante com professores de uma rede pública municipal de ensino no Estado de Santa Catarina, que vivencia autoformação colaborativa de forma voluntária. O suporte teórico, no campo do Desenvolvimento Profissional Docente, foi Nóvoa, Garcia e Vaillant e Marcelo; e acerca da decolonialidade utilizou-se os ensinamentos de Dussel, Mignolo e Walsh. Os dados foram produzidos por narrativas e audiogravações dos encontros do grupo. Dos dados analisados a partir do paradigma indiciário, emergiram proposições que envolvem: autoformação colaborativa, politicidade, interculturalidade, dialogicidade, cultura digital e ecologia integral. Estes são possíveis caminhos para a superação do atual modelo de escola para uma escola insurgente, crítica e libertadora.

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Biografia do Autor

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau e Universidade da Região de Joinville.

Doutora em Educação UNICAMP e pós doutora em Educação pela UFSC. Docente do programa de pós-graduação da UNVILLE (Universidade da Região de Joinville).

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Publicado

29-08-2025

Como Citar

TOMELIN, Nilton; RAUSCH, Rita Buzzi. Proposições decoloniais ao desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 61, p. 373–403, 2025. DOI: 10.5965/1984723826612025373. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25535. Acesso em: 1 set. 2025.