Desvendando horizontes: as preferências profissionais de estudantes do Ensino Médio gaúcho
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826612025288Palavras-chave:
percepção pública da ciência, futuro emprego, jovens gaúchos, carreira científica, mulheres na ciênciaResumo
Esta pesquisa quantitativa, realizada em 2022 com 1892 estudantes da 1ª série do Ensino Médio no Rio Grande do Sul, objetivou analisar quais os aspectos relacionados ao futuro emprego são interessantes e desinteressantes. Cerca de 80% dos estudantes já consideraram suas futuras carreiras, seja cursar Ensino Superior ou seguir carreira militar. Na faixa dos 50%, com dispersão de opinião entre os jovens, encontram-se as áreas que envolvem trabalhos com máquinas, artes, meio ambiente, animais, assim como a aspiração por fama e empregos na área de tecnologia. Dentre os aspectos mais valorizados pelos estudantes em suas futuras profissões, estão trabalhar em equipe e encontrar significado em seu trabalho. Na outra extremidade, com menor interesse significativo, há as carreiras científicas e docentes, especialmente em Ciências. Meninos expressam interesse em trabalhar com máquinas, esportes e tecnologia, enquanto meninas preferem carreiras ligadas ao cuidado das pessoas, experiências emocionantes e artes. Concomitantemente, há um movimento evidente no sentido da valorização da Ciência e Tecnologia, e na superação de estereótipos de gênero nas carreiras. Nesse sentido, a comunicação, no currículo e no ambiente escolar, sobre as complexidades das profissões, as políticas de acesso e de permanência ao Ensino Superior e diferentes visões do mundo do trabalho são cruciais para orientar os estudantes sobre suas escolhas profissionais.
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