Formação de professores frente ao desafio da diversidade pela lente omnilética: culturas, políticas e práticas em movimento
Abstract
Em 2015, o Observatório Estadual de Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ) desenvolveu a pesquisa colaborativa intitulada Formação de Professores para a Inclusão do público-alvo da Educação Especial – refletindo, planejando e agindo. O objetivo geral, tanto da pesquisa quanto do curso de extensão, foi identificar e discutir temas considerados relevantes pelos participantes, no que tange à valorização da diversidade e para o desenvolvimento de culturas, políticas e práticas inclusivas, visando à participação e aprendizagem de todos os alunos no dia a dia escolar, tendo por material de base o Index para a Inclusão (BOOTH; AINSCOW, 2011). Esse processo nos colocou diante do desafio de proporcionar a articulação entre professores do Atendimento Educacional Especializado e do ensino regular no que tange a estratégias de inclusão em educação; promover e avaliar estratégias de participação dos professores na pesquisa, por meio de 10 encontros de formação, com duração de sete horas aos sábados; e desenvolver práticas pedagógicas de inclusão, a partir de situações cotidianas que desafiam a valorização da diversidade em sala de aula. Durante o processo de formação foram elencados pelos participantes cinco principais temas: acessibilidade, avaliação, currículo, formação e políticas, que serão argumentados e analisados neste breve relato de experiência sob a perspectiva omnilética (SANTOS, 2013). Dentre os resultados desta pesquisa, destacamos a importância de despertar o potencial protagonista da ação docente para a elaboração de estratégias pedagógicas próprias, que, intencionalmente, promovam o debate, a identificação e a valorização das diferenças, assim como a eliminação das barreiras à inclusão em educação.
Palavras-chave: Formação de Professores. Perspectiva Omnilética. Diversidade.
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