Manuais pedagógicos e programas de ensino: interpretações da Escola Nova sobre a prática de ensino na formação de professores (1946-1961)

Authors

  • Manuela Priscila de Lima Bueno Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Instituto de Biociências de Rio Claro

Abstract


O presente estudo intenta contribuir para a compreensão do movimento de circulação das ideias da Escola Nova no estado de São Paulo, entre os anos de 1946 e 1961, considerado pela historiografia como período de sedimentação das diretrizes escolanovistas no âmbito normativo de leis e decretos. Para tanto, tomaremos como fonte de pesquisa as prescrições educacionais contidas nos programas de ensino, publicados através de portarias da Secretaria de Estado da Educação e manuais pedagógicos produzidos para uso nos cursos de formação de professores primários, destinados à disciplina de Prática de Ensino/Metodologia e Prática do Ensino Primário, entendendo-os como dispositivos mediadores entre as normas legislativas e a prática docente. Essas fontes configuram um repertório de conhecimentos profissionais, pois reguladas pelo campo doutrinário prescrevem modos para torná-los praticáveis. Pretende-se fazer a análise sob a luz do referencial teórico-metodológico da História Cultural, que proporciona o embasamento para pensar as práticas sociais e pedagógicas como componentes importantes das concepções teóricas e como elementos de consolidação das ideias em circulação. A análise está baseada nos programas de ensino para o curso de formação de professores publicados em 1953, 1954, 1958 e 1960 e, também, nos manuais didáticos: Noções de Prática de Ensino (1951) e Metodologia do Ensino Primário (1952), de Theobaldo Miranda Santos. Tais fontes permitem a compreensão de diferentes apropriações por meio das quais a renovação pedagógica foi posta em circulação, estabelecendo continuidades práticas e contribuindo para a incorporação de saberes à cultura escolar.

Palavras-chave: Circulação de Ideias. Escola Nova. Manuais Pedagógicos. Programas de Ensino. Prática de Ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Manuela Priscila de Lima Bueno, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Instituto de Biociências de Rio Claro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro e Professora de Educação Infantil no município de Araraquara-SP.

Published

2017-10-24

How to Cite

BUENO, Manuela Priscila de Lima. Manuais pedagógicos e programas de ensino: interpretações da Escola Nova sobre a prática de ensino na formação de professores (1946-1961). Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 264–291, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017264. Acesso em: 24 nov. 2024.