A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras

Authors

  • Fernanda Zanetti Becalli Instituto Federal do Espírito Santo
  • Cleonara Maria Schwartz Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

Ao considerar que as características físicas, a organização interna e os modos de usos dos cadernos escolares também participam da produção dos discursos materializados em suas páginas, o texto centra-se num estudo da materialidade destes documentos, descrevendo desde os aspectos físicos (formato, dimensões, disposição dos espaços gráficos etc.), a iconografia (capas, organização interna etc.) até os diversos modos de usos e de organização interna de cadernos que se hospedavam silenciosos nas prateleiras dos arquivos pessoais de mães de alunos e de docentes que trabalhavam com turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, no período de 2001 a 2008, em escolas públicas do estado do Espírito Santo. Busca-se, assim, visibilizar os cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do trabalho com a linguagem escrita em classes de alfabetização de crianças, além de ressaltar a importância de preservação e análise destes documentos para a pesquisa em História da Educação.

Palavras-chave: Cadernos Escolares. Fontes Históricas de Pesquisa. Alfabetização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Zanetti Becalli, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), com atuação no Curso de Licenciatura em Química (Campus Vila Velha) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (Campus Vitória). Doutora em Educação pela UFES (2013) com bolsa de Doutorado-Sanduíche na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vigente no CNPq (2012/1); Mestre em Educação pela UFES (2007); Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Saberes (2003); e, Licenciada em Pedagogia pela Faesa (2001). No Ifes, é Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do Pibid e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Ensino de Ciências (Fopec); e, na UFES integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) e o Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, ambos cadastrados no CNPq. Interessa-se, principalmente, por estudos e pesquisas que possam contribuir para uma melhor compreensão das questões relacionadas com a alfabetização de crianças, a história da leitura e da escrita, a formação inicial e continuada de professores no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora associda da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO ESCOLAR, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação superior, política educacional, alfabetização, ensino da leitura, leitura, literatura, história da educação, história do Espírito Santo.

Published

2017-10-24

How to Cite

BECALLI, Fernanda Zanetti; SCHWARTZ, Cleonara Maria. A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 183–213, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017183. Acesso em: 30 jun. 2024.