Atendimento Educacional Especializado na modalidade domiciliar: funcionamento e organização
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar o funcionamento e organização do Atendimento Educacional Especializado na modalidade domiciliar, conforme operacionalizado em uma rede municipal de ensino. O Atendimento Educacional Especializado - principal serviço da área de Educação Especial em nosso país, conforme a atual Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (SEESP/MEC, 2008) e diversos documentos orientadores e legislativos - vem sendo objeto de inúmeros estudos. Contudo, uma de suas modalidades, a domiciliar, ainda requer maior aprofundamento. O estudo de campo foi estruturado a partir dos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados foram construídos a partir dos registros em diário de campo, entrevistas e videogravação de três anos de intervenção nessa modalidade. Nossas análises apontam para a necessidade de: formação docente que contemple a diversidade e as implicações desse tipo de atendimento; reorganização escolar para o funcionamento dessa prática, articulando o trabalho do professor da Educação Especial, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, com o do ensino comum e os demais educadores da escola; estabelecimento de uma parceria com a família; e, a elaboração de instrumentos que orientem a prática pedagógica do professor, como o Planejamento Educacional Individualizado.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado;; Organização e Funcionamento; Educação Especial; Educação Inclusiva.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.