Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639

Authors

  • Patrícia de Freitas Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723815292014379

Abstract

A questão principal deste artigo é verificar a aplicação da lei 10.639 que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática da história da cultura afro-brasileira nas coleções de livros de história do Ensino Médio. A análise procurou observar a forma que as temáticas referentes à cultura africana e afro-brasileira foram apresentadas e distribuídas nesse material. A obrigatoriedade prevista na lei mencionada foi uma das premissas à validação do conteúdo desses livros. As obras foram aprovadas em 2010 pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC). No ano de 2011, essas obras foram encaminhadas às escolas da rede pública para que ocorresse a escolha do livro didático que foi adotado em 2012, para o próximo triênio.

Palavras-chave: História; Lei 10.639; Livro didático; PNLD.

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Author Biography

Patrícia de Freitas, Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela UFSC

Published

2014-10-15

How to Cite

FREITAS, Patrícia de. Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 379–394, 2014. DOI: 10.5965/1984723815292014379. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014379. Acesso em: 25 nov. 2024.