A constituição de um novo paradigma das ciências sociais. Observações teórico-metodológicas sobre “Les Héritiers”
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723815292014270Abstract
Pretende-se, no presente texto, estabelecer algumas observações teórico-metodológicas acerca da obra Les Héritiers, de Bourdieu e Passerron, publicada em 1964, como compartilhando a mesma concepção de ciência que Le Métier de Sociologue, originalmente publicado em 1968. Para tanto, o texto é disposto de acordo com a seguinte estrutura: em primeiro lugar, discutem-se a concepção de educação e escola que estão presentes em Durkheim; em segundo lugar, aborda-se a sociologia francesa de meados do Século XX, dando especial atenção ao hiperfuncionalismo de Parsons; em terceiro lugar, discutem-se os aspectos teóricos e metodológicos de Les Héritiers e a ideia de ciência apresentada em Le Métier de Sociologue como sendo compartilhada por Les Héritiers.
Palavras-chave: Os Herdeiros; Epistemologia das Ciências Sociais; Ciência; Bourdieu; Passeron.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.