Retorno sobre Os herdeiros de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723815292014092Abstract
Os herdeiros de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron se tornou um “clássico” da sociologia francesa da educação. Este artigo apresenta o lugar desta obra na sociologia da educação renascente no início dos anos 1960, momento em que grande parte dos trabalhos tratava da democratização do ensino. Nele são analisados os modos de coleta e de tratamento dos dados adotados pelos autores de Os herdeiros. Se o modo de coleta dos dados parece muito artesanal, o modo de tratamento dos mesmos apresenta uma certa inovação em relação às pesquisas anteriores. Os herdeiros revela, finalmente, alguns dos traços da história da sociologia francesa nos anos sessenta.
Palavras-chave: Os Herdeiros; Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; Sociologia da Educação; 1960.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.