O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professores<br>The formative potential of active reflection in teacher education
Abstract
Todo processo de formação de professores – inicial e continuada – inclui, necessariamente, componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do que fazer escolar. Entre estes, a prática de ensino. A análise do papel da prática de ensino nos cursos de formação de professores é complexa: diferentes concepções, vozes, posições e conflitos. Exaltada por alguns, obrigatória e desagradável para outros. No entanto, mesmo em meio a uma diversidade de opiniões, a busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica compõe, certamente, a pauta das discussões atuais entre os educadores. É nesta perspectiva que se coloca o presente trabalho, onde se compartilha uma experiência realizada com um grupo de acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, analisando sistematicamente suas práticas pedagógicas, oferecendo subsídios para o aprofundamento da polêmica atual sobre a categoria da reflexão.
Palavras-clave: Formação de professores. Investigação-ação escolar. Reflexão.
The entire process of teacher training – initial and continued - necessarily includes curricular components that involve a systematic treatment of what makes a school. This includes teaching practice. An analysis of the role of the teaching practice in teacher education courses is complex: there are different concepts, voices, positions and conflicts. The process is praised by some and seen as an unpleasant requirement by others. Even amid a diversity of opinions, the search for alternatives to the problems of pedagogic practice is certainly among the issues most discussed by educators. In this light, this paper reports on an experience conducted with a group of undergraduate students in the Pedagogy Course of the Federal University at Santa Maria. The study systematically analyzed their pedagogic practices and offers information that can contribute to the current discussion about the issue.
Key words: Teacher education. education research-action reflection.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.