Conjecturas livres para construção de uma compreensão acerca do pós-modernismo<br>Issues for the construction of an understanding of post-modernism
Abstract
Este texto constitui um exercício de integração das contribuições de diferentes autores que abordaram conceitualmente o modernismo e o pós-modernismo, com o objetivo de explicitar a associação do primeiro ao processo de industrialização e o segundo à emergência da sociedade da informação. O trabalho segue uma lógica que permite, primeiramente, abordar o movimento modernista, enfatizando suas dimensões culturais, econômicas e sociais e, em seguida, abordar o movimento pós-modernista, ressaltando as mesmas dimensões. Trata-se, evidentemente, de um esforço comparativo, com o objetivo de elaborar, embrionariamente que seja, uma compreensão acerca do tema, capaz de nos permitir a associação do movimento pós-moderno à valorização da informação, principalmente tendo em vista os consideráveis avanços no campo das tecnologias de comunicação, que fizeram do conhecimento um produto de massa.
Palavras-chave:Modernismo. Pós-modernismo. Sociedade da informação
This text integrates contributions from different authors who have conceptually approached modernism and post-modernism, in order to explain the association of the former to the process of industrialization and the latter to the emergence of the information society. The study first reviews the modernist movement, emphasizing its cultural, economic and social dimensions, and then the same dimensions of the post-modernist movement. The goal of this comparison is to develop an understanding about the theme, that associates the post-modern movement to information, considering the significant advances in the field of communication technologies, that have made knowledge a product for mass consumption.
Key words: Modernity. Post-modernity. Information society
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.