Metodologias ativas: uma breve apresentação conceitual e de seus métodos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723823512022334Palavras-chave:
metodologias ativas, ensino, aprendizagemResumo
Este texto tem por objetivo apresentar os conceitos e princípios de seis metodologias ativas, de modo a descrever suas características e como podem ser conduzidos em sala de aula. Assim, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre metodologia ativa em livros e produções científicas a respeito de seis métodos classificados dentro da proposta ativa. Para fins da organização do texto, as seções foram divididas da seguinte forma: a) apresentação dos procedimentos metodológicos; b) fundamentos e conceitos das metodologias ativas, bem como seus métodos; c) considerações finais. Concluiu-se que independentemente dos métodos, quando se trata de metodologias ativas, o docente necessita conhecê-los e buscar o que melhor se enquadra dentro de seu perfil, das unidades curriculares que ministra, dos estudantes que atende e dos objetivos que pretende alcançar. Além disso, ambos os atores (docente e alunos) precisam internalizar seus novos papéis, de modo a constituírem sujeitos partícipes e autônomos no seu processo de construção das aprendizagens.
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