O lugar da educação dos bebês e crianças bem pequenas nas discussões étnico-raciais: um panorama das pesquisas da ANPed (2001–2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823532022311

Palavras-chave:

educação infantil, creche 0 a 3 anos, relações étnico-raciais

Resumo

O presente artigo delimita-se nas discussões acerca da especificidade da Educação Infantil como espaço de cuidado e educação de qualidade, destinado aos bebês e crianças pequenas, indo ao encontro do entendimento desta etapa educacional como um campo singular e diferenciado da educação básica. Tendo como foco o segmento creche (0 a 3 anos), neste trabalho objetivou-se possibilitar algumas discussões que conectem a Educação Infantil e a educação das relações étnico-raciais, assumindo o papel determinante de ambas para a construção de uma sociedade mais justa, bem como para a superação das diferentes formas de racismo e preconceito que ainda se fazem presentes na sociedade brasileira. Para tal, foi realizado amplo levantamento das pesquisas que constam nos anais das reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), buscando identificar a visibilidade ou não dada às crianças de até 3 anos nessas discussões. Os dados revelam a complexa realidade na qual os bebês e crianças bem pequenas – assim como suas professoras e o cotidiano por eles vivenciados na Educação Infantil – se encontram, permanecendo à margem das discussões sobre o tema. Permitem inferir, também, a necessidade de pesquisas que tenham como foco esse contexto e assumam os bebês e crianças bem pequenas como sujeitos de direitos e de voz, possibilitando a ampliação de conhecimentos sobre o modo como as crianças dessa faixa etária, brancas e negras, têm construído suas identidades étnico-raciais e qual o papel da Educação Infantil neste sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDRE, Ivone Jesus. “Aquela preta não é minha amiga!”: interações e socialização de crianças haitianas nas escolas de educação infantil em Sinop/MT. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 38, 2017, São Luís. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT21_1298.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020. p. 01-18.

AMARAL, Arleandra Cristina Talin. Infância pequena e a construção da identidade Étnico-racial na educação infantil. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2015. p. 01-18. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt07-4223.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

ARAÚJO, Débora Cristina de. O que já disseram a respeito da diversidade étnico-racial no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE)? Um estudo em andamento. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anped, 2013. p. 01-16. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt21_2670_texto.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Sobre a ANPEd. In: ANPEd, [S.l.], 20 abr. 2020. Disponível em: http://www.anped.org.br/sobre-anped. Acesso em: 01 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº. 10.639. Alteração da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: [s.n.], 9 jan. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 01 jun. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Casa Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 01 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº. 03. [Brasília, DF: MEC], 10 mar. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: [MEC], 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: [MEC] 2017.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em: 01 jun. 2020.

CARVALHO, Thaís Regina de. Educação das relações étnico-raciais e políticas de formação continuada de professores/as da educação infantil: experiências de Florianópolis/SC. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 38., 2017, São Luís. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2017. p. 01-18. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT21_219.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

CRUZ, Ana Cristina Juvenal. Relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo: as pesquisas do projeto UNESCO. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO. 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2015. p. 01-18. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT21-4172.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

CRUZ, Silvia Helena Vieira. Considerações acerca da discriminação étnico-racial em crianças pequenas. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2015. p. 01-17. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt07-4024.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

FINCO, Daniela; GOBBI, Marcia Aparecida; FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org.). Creche e feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadora. Campinas: Edições Leitura Crítica; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2015.

GAUDIO, Eduarda Souza. Dimensão étnico-racial na educação infantil: um olhar sobre a perspectiva das crianças. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2015. p. 01-16. Disponível em: http://www.anped.org.br/sobre-anped. Acesso em: 01 jun. 2020.

GOBBATO, Carolina. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A (dupla) invisibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas na educação infantil: tão perto, tão longe. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 4, n. 1, p. 21-36, 2017.

KUHLMANN JR., Moysés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.14, p. 5-18, 2000. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27501402. Acesso em: 05 jul. 2019.

LIMA, Maria Batista. Identidades e diversidade no cotidiano escolar: o lugar afro-brasileiro. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. p. 01-01. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT21/GT21-1225%20res.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira; BOLSON, Hildete da Silva Pereira; MORAES, Wanilda Coelho Soares de. Educação para as relações étnico raciais e a formação de professores: as experiências de intervenção no Mato Grosso do Sul. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2012. p. 01-17. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT21%20Trabalhos/GT21-2224_int.pdf . Acesso em: 01 jun. 2020.

PELIZON, Marina Helena. Formação em educação infantil: zero a três anos. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2014.

REIS, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada. Educação E Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 01-18, 2018.

SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.

SILVA JÚNIOR., Hédio; BENTO, Maria Aparecida Silva; CARVALHO, Silvia Pereira. Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades: CEERT: Instituto Avisa lá, Formação Continuada de Educadores, 2012. Disponível em: https://www.avisala.org.br/wp-content/uploads/2015/06/revistadeeducacaoinfantil_2012.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

SILVA, Tarcia Regina da Silva. Que cor é a minha cor? A autoidentificação racial das crianças na educação infantil. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 38., 2017, São Luís. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2017. p. 01-17. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_638.pdf . Acesso em: 01 jun. 2020.

SILVA, Vera Lúcia Neri da. As interações sociais e a formação da identidade da criança negra. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 27, 2004, Caxambu. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2004. p. 01-19. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/interacoes-sociais-e-formacao-da-identidade-da-crianca-negra. Acesso em: 01 jun. 2020.

SOARES, Lucineide Nunes; SILVA, Santuza Amorim da. Relações étnico-raciais e educação infantil: ouvindo crianças e adultos. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2013. p. 01-12. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt21_3271_texto.pdf . Acesso em: 01 jun. 2020.

SOUZA, Maria Elena Viana Souza. Considerações sobre a (não)implementação da lei 10.639/03 em Escolas públicas do município do Rio de Janeiro. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. p. 01-16.

VANZUITA, Simone. O que “dizem” as crianças no contexto das políticas de ações afirmativas? In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2015. p. 01-15. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt21-4452.pdf . Acesso em: 01 jun. 2020.

VASCONCELOS, Fátima. Bonecas: objeto de conflito identitário na arena da dominação cultural. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 27., 2004, Caxambu. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2004. p. 01-17. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/t074.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

OLIVEIRA, Raiza Fernandes Bessa de. O lugar da educação dos bebês e crianças bem pequenas nas discussões étnico-raciais: um panorama das pesquisas da ANPed (2001–2017). Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 311–332, 2022. DOI: 10.5965/1984723823532022311. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/19065. Acesso em: 19 nov. 2024.