Uma entrevista sobre a interculturalidade no ensino das artes visuais: perspectivas e abordagens de apreciação estética no Quebec

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e5042

Parole chiave:

ensino das artes visuais, interculturalidade, apreciação estética, entrevista

Abstract

Esta entrevista tem por objetivo conhecer aspectos educacionais do Quebec voltados para uma perspectiva intercultural do ensino das Artes Visuais e identificar as abordagens de apreciação adotadas pela professora universitária Adriana de Oliveira em suas práticas de ensino. Desse modo, buscou-se entender a importância da interculturalidade nos projetos que relacionam a arte com questões sociais; a apreciação estética de imagens da contemporaneidade no contexto da educação básica; como esses aspectos são tratados na formação de futuros docentes de Artes Visuais; e como são explorados no cotidiano da escola por esses profissionais. Além disso, ao longo das perguntas buscou-se identificar como esses elementos podem ser explorados por docentes de arte no contexto da educação básica.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Andrei Galkowski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Artes Visuais na Universidade Estadual de Santa Catarina. Mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Univille. Atualmente é professor de Ensino da Arte efetivo  na rede municipal de educação da cidade de Biguaçu-SC

Leticia Francez, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra em Educação (UNIVALI). Professora de arte efetiva na Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, SC.

Riferimenti bibliografici

BATTAINI-DRAGONI, G. Vivre ensemble dans l’égale dignité. In: BOUCHARD, G. et al (Org.) L’interculturalisme: dialogue Québec-Europe. Actes du Symposium international sur l’interculturalisme. Montréal: 25-27 mai 2011. Montréal: L’Interculturalisme, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

EMONGO, L.; WHITE, B. W. L’interculturel au Québec: rencontres historiques et enjeux politiques. Montréal: Presses de l’Université de Montréal, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MBAM. Musée des beaux-arts de Montréal. Éducart: un outil pédagogique interdisciplinaire pour les enseignants et les enseignantes du Québec. 2024. Disponível em: <https://educart.ca/fr/>. Acesso em: 3 mar. 2024.

POTVIN, M.; LAROCHELLE-AUDET, J. Abordagens teóricas da diversidade etnocultural na educação e das competências essenciais do pessoal escolar. In: M. POTVIN; M. O. MAGNAN; J. LAROCHELLE-AUDET (Org.). Diversidade etnocultural na educação: teoria e prática. Anjou, Quebec: Fides, 2016.

QUÉBEC. Ministère de l’Éducation. Programme de formation de l’école québécoise : éducation préscolaire, enseignement primaire. Québec: Gouvernement du Québec, 2006.

QUÉBEC. Ministère de l’Éducation. La formation à l’enseignement: les orientations, les compétences professionelles. Québec: Gouvernement du Québec, 2001.

QUÉBEC. Ministère de l’Éducation. Une école d’avenir: Politique d’intégration scolaire et d’éducation interculturelle. Québec: Gouvernement du Québec, 1998.

QUÉBEC. Ministère de l’Éducation. Immigration et éducation interculturelle. 1998. Disponível em: <https://www.education.gouv.qc.ca/professionnels/aide-et-soutien/immigration-et-education-interculturelle>. Acesso em: 09 dez 2023.

QUÉBEC. Ministère de l’Éducation. Référentiel de compétences professionnelles: profession enseignante. Québec: Gouvernement du Québec, 2020.

TRUDEL, M. Conjuguer l’art au singulier ou au pluriel? Analyse des représentations d’étudiants en arts visuels et médiatiques au sujet de l’enseignement de leur discipline en contexte scolaire pluriculturel. 2006. 327 f. Tese (Doutorado em Ensino da Arte), Université Concordia, Montreal, 2006.

Pubblicato

2024-03-25

Come citare

GALKOWSKI, Andrei; FRANCEZ, Leticia. Uma entrevista sobre a interculturalidade no ensino das artes visuais: perspectivas e abordagens de apreciação estética no Quebec. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e5042. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25042. Acesso em: 21 dic. 2024.