Atividades Artísticas e Artesanais na perspectiva da Pedagogia Waldorf
contribuições à constituição do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630522021049Parole chiave:
atividades artísticas, artesanato, Pedagogia WaldorfAbstract
O presente estudo explorou no discurso da Pedagogia Waldorf a possibilidade de
uma educação voltada para o futuro do ser humano, baseado na própria
propositura, que é a de capacitar o sujeito para o enfrentamento dos desafios do
mundo contemporâneo, integrando ciência e arte por meio de atividades
educativas, práticas artísticas e artesanais, harmonizando as forças do pensar,
sentir e fazer. O objetivo deste estudo foi o de verificar a relação entre o interesse
despertado pelas atividades artísticas e artesanais em relação à formação de
atitudes individuais que expressem criatividade, organização e colaboração, em um
grupo de alunos matriculados no período da manhã no Ensino Fundamental I
regular em uma cidade pequena do interior paulista que no contra turno escolar,
frequentam um projeto educacional, com base nessa orientação pedagógica. Como
referencial teórico, apoiamo-nos em Rudolf Steiner (2005;2015), Schiller (1990),
Lanz (1990,2003,2005), Hahn (2007) e Walter Benjamin (2014).
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