Artistic activities and Craftsmanship in the Waldorf Pedagogy.

contribuições à constituição do sujeito

Authors

  • Maria de Fátima da S.C.G. de Mattos Centro Universitário Moura Lacerda - CUML Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado
  • Sílvia Helena Ferreira Pagliarini Zen Gorayeb ETEC Jose Martimiano da Silva https://orcid.org/0000-0002-6055-6962

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630522021049

Keywords:

Artistic Activities, Craftsmanship, Waldorf Pedagogy.

Abstract

The present study sought in the Waldorf Pedagogy discourse the possibility of an
education focused on the future of the human being, based on its proposition, which
is to enable the subject to face the challenges of the contemporary world, integrating
science and art, through of educational activities, artistic and craft practices,
harmonizing the forces of thinking, feeling and doing. The objective of this research
was to verify the relationship between the interest aroused by artistic and craft
activities in relation to the formation of individual attitudes that express creativity,
organization and collaboration, in a group of students enrolled in regular Elementary
School in a small town in the interior paulista, and that after school, participate in an
educational project, based on this pedagogical orientation. As a theoretical
framework, we rely on Rudolf Steiner (2005,2015), Schiller (1990), Lanz
(1990,2003,2005), Hahn (2007), and Walter Benjamin (2014).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria de Fátima da S.C.G. de Mattos, Centro Universitário Moura Lacerda - CUML Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado

Doutora em Artes pela ECA/USP

Mestre em História pela UNESP/Franca

Especialista em Cenografia e Indumentária Pela UNAERP/ Ribeirão Preto

Graduada em Educação Artistica, Música, Desenho e Pedagogia

Docente de Estética e Hostoria da Arte dos cursos de Moda, Arquitetura e Urbanismo do CUML

Docente Permanente do PPGE -Mestrado em Educação do CUML

References

ALVES, R. A utilidade e o prazer: um conflito educacional. In: DUARTE, João Francisco. Fundamentos estéticos da Educação. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 11-13.

ANTUNES, I.P. As Artes Plásticas na Pedagogia Waldorf: O Fazer Artístico da Criança. 2014. Disponível em <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23514/2/ULFBATES_838.pdf> acesso em 14.03.2019.

________. Rudolf Steiner: o retrato do visionário. 2011. Disponível em <http://www.sab.org.br/antrop/artigo-jose-tadeu-steiner-vision.htm> acesso em 09.04.2019.

BACH JÚNIOR, Jonas. A Pedagogia Waldorf como Educação para a Liberdade: Reflexões a partir de um possível diálogo entre Paulo Freire e Rudolf Steiner, 2012. Disponível em <http://www.ppge.ufpr.br/teses%20d2012/d2012Jonas%20Bach%20Junior.pdf> acesso em 12.04.2019.

Associação Pedagógica Rudolf Steiner. A Pedagogia Waldorf: 50 anos no Brasil. São Paulo: Dlippi Arte Editora, 2006.

______e MARIN, A. A. A Educação estética na Pedagogia Waldorf: O Imaginário e a Paisagem Interior. 2012. Disponível em <http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/559/523> acesso em 15.05.2019.

BENJAMIN, W. Reflexões sobre o Brinquedo, a Criança e a Educação. Trad. M.V. Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2014.

BOS, Alexander. Desafios para uma Pedagogia Social. São Paulo: Antroposofica, 1986.

CARLGREN, Frans; KLINGBORN, Arne. Educação para a liberdade. 9ª. ed. São Paulo: Escola Waldorf Rudolf Steiner, 2005.

FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF NO BRASIL. A escola Waldorf. São Paulo. Disponível em: <http://www.fewb.org.br/Norma-Waldof.php> acessado em 08.04.2019.

FUZARI, M. F. e FERRAZ, M. H. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

GORAYEB, S.H.F.P.Z. Atividades Artísticas e Artesanais na perspectiva da Pedagogia Waldorf: contribuições à constituição do sujeito. 2019, 120 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto / SP, 2019.

HAHN, H. O nascimento da Escola Waldorf a partir dos impulsos da trimembração social: Tradução: Rudolf Wiedemann. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2007

LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 7 ed. São Paulo: Antroposófica, 2005.

_________. A Pedagogia Waldorf. São Paulo: Antroposófica, 1990.

_________. Passeios por meio da História à Luz da Antroposofia. São Paulo: Antroposófica. 4.ed., 2018.

_________. A Pedagogia Waldorf. Caminho para um Ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 2003.

MINAYO, M.C.S.(org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MIZOGUCHI, S. M. Rudolf Steiner e a Pedagogia Waldorf. In: Viver Mente & Cérebro. São Paulo: Duetto Editorial. 2006.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

SALLES, R. Formação Continuada com Base na Pedagogia Waldorf: contribuição do projeto dom da palavra. São Paulo ,2010. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1795/1/Rubens%20Salles.pdf> acesso em 08.04.2019

SCHILLER, F.A Educação Estética do Homem. São Paulo: Iluminuras, 1990.

SCHLESENER, A.H. Educação e infância em alguns escritos de Walter Benjamin. Revista Paidéia, 2011, vol 21, n 48, p.129-135.

SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA. Biografia de Rudolf Steiner. Disponível em: <http://www.sab.org.br/portal/antroposofia/sobre-rudolf-steiner/biografia-de-rudolf-steiner> acesso em 05.04.2019.

________. Currículo Waldorf. Disponível em: <http://www.sab.org.br/portal/pedagogiawaldorf/29-o-curriculo-waldorf> acesso em 04.03.2019.

STEINER, R.A arte da educação I: o estudo geral do homem, uma base para a pedagogia. São Paulo: Antroposófica, 5 ed.2015.

________. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2005.

________. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2005.

________. Arte e Estética segundo Goethe. São Paulo:Antroposófica,1997.

________. A Filosofia da Liberdade: fundamentos para uma filosofia moderna: resultados com base na observação pensante, segundo método das ciências naturais. São Paulo: Antroposófica, 2000.

_________. História da Arte: Reflexos e Impulsos Espirituais. Tradução da versão em francês de M.M. de Morais e J. Hosomi. São Paulo: Antroposófica, 2010

________. O método cognitivo de Goethe: linhas básicas para uma gnosiologia da cosmovisão goethiana. São Paulo: Antroposófica, 2004.

SALLES, R. Formação Continuada com Base na Pedagogia Waldorf: contribuição do projeto dom da palavra. São Paulo ,2010. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1795/1/Rubens%20Salles.pdf> acesso em 08.04.2019 Data de submissão: 25/05/2021Data de aprovação: 30/05/2021

Published

2021-07-09

How to Cite

DA S.C.G. DE MATTOS, Maria de Fátima; FERREIRA PAGLIARINI ZEN GORAYEB, Sílvia Helena. Artistic activities and Craftsmanship in the Waldorf Pedagogy.: contribuições à constituição do sujeito. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 49–68, 2021. DOI: 10.5965/25944630522021049. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20420. Acesso em: 17 jul. 2024.