ENSINO DE ARTE: UM EXERCÍCIO SOBRE A LUZ E A SOMBRA COMO EXPERIÊNCIA POÉTICA EM SALA DE AULA

Autori

  • Rita de Cassia Soares de O. Sanzzannaro Pereira PPGE/Mestrado - Centro Universitário Moura Lacerda.Ribeirão Preto(SP)
  • Maria de Fátima da S.C.G. de Mattos Centro Universitário Moura Lacerda - CUML Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630322019054

Abstract

A presente pesquisa teve como objetivo revelar as potencialidades do educador e do aluno, adquiridas por meio das experiências poéticas em sala de aula e, assim, evidenciar a relevância da Arte na educação. O estudo foi aplicado nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental I (seis anos) de uma escola privada no interior do estado de São Paulo, enfatizando o conteúdo abordado sobre a luz e a sombra, ocorrido no terceiro trimestre no ano com duração de doze aulas. Ancoramos nossa reflexão em John Dewey, Lev Vygotsky, Ana Mae Barbosa, Ana Angélica Albano, Rosa Iavelberg.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Rita de Cassia Soares de O. Sanzzannaro Pereira, PPGE/Mestrado - Centro Universitário Moura Lacerda.Ribeirão Preto(SP)

Mestre em Educação. Docente em Arte da rede pública e privada, no Ensino Fundamental I.

Maria de Fátima da S.C.G. de Mattos, Centro Universitário Moura Lacerda - CUML Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado

Doutora em Artes pela ECA/USP

Mestre em História pela UNESP/Franca

Especialista em Cenografia e Indumentária Pela UNAERP/ Ribeirão Preto

Graduada em Educação Artistica, Música, Desenho e Pedagogia

Docente de Estética e Hostoria da Arte dos cursos de Moda, Arquitetura e Urbanismo do CUML

Docente Permanente do PPGE -Mestrado em Educação do CUML

Riferimenti bibliografici

ARSLAN, Luciana Mourão; IAVELBERG, Rosa. Ensino de Arte. São Paulo: Thompson, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

DERDYK, Edith. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione, 1990. 174p. Série Pensamento e ação no magistério.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

PRATES, Valquíria; SANT’ANNA, Renata. O olho e o lugar: Regina Silveira. São Paulo: Paulinas, 2009.

PRÍNCIPES e Princesas. Direção e Criação: Michel Ocelot. França: Dolby Digital, 1999. (70 min). DVD.

SMITH, Edward Lucie. Arte Moderna. História da Arte e crítica de arte In: BARBOSA, A. M. (org). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. Parte 1, cap. 1, p.25-39.

SMOLKA, Ana Luiza. Criação e Imaginação. In: VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Zoia Prestes. Apresentação e omentários: Ana Luiza Smolka. São Paulo: Ática, 2009.

Pubblicato

2019-11-28

Come citare

PEREIRA, Rita de Cassia Soares de O. Sanzzannaro; MATTOS, Maria de Fátima da S.C.G. de. ENSINO DE ARTE: UM EXERCÍCIO SOBRE A LUZ E A SOMBRA COMO EXPERIÊNCIA POÉTICA EM SALA DE AULA. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 054–068, 2019. DOI: 10.5965/25944630322019054. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14912. Acesso em: 21 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Aberturas Transversais