Graduação e Pós-Graduação em Design na Paraíba: breve relato sobre os fatores de criação dos cursos de bacharelado e mestrado em Design na UFCG
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630112017065Keywords:
desing na Paraíba , pós-graduação em desing , história do ensino em desingAbstract
Este artigo apresenta breve relato dos fatores que possibilitaram a criação do Curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade Federal de Campina Grande. Inicialmente caracterizado como eminentemente voltado para o Design de produtos e localizado em um Centro de Ciências e Tecnologia, o Curso de Design evoluiu para uma abordagem multidisciplinar e generalista, com possibilidade de desenvolvimento de produtos em diversas áreas. A formação do corpo docente é em Design, favorecendo o foco na área resultando na reconhecida excepcional qualidade dos egressos. No ano de 2018, o Curso de Design fará quarenta anos, sendo um dos mais antigos do Brasil. O Programa de Pós-Graduação em Design emergiu em um contexto também de multidisciplinaridade, e é formado por professores de diversas áreas, como Design, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Arquitetura, Educação, e Sistemas e Computação. Atualmente, o PPGDesign/UFCG oferece o Curso de Mestrado em Design.
Downloads
References
BONSIEPE, Gui et al. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq, 1984.
CARDOSO, Rafael. Design para um mondo complexo. São Paulo: Ubu, 2016.
COUTO, Rita M. S.; FARBIARTZ, J. L.; NOVAES, Luiza (Org.) Gustavo Bomfim: uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.
COUTO, Rita M. S.; OLIVEIRA, Alfredo J. (Org.) Formas do Design. Rio de Janeiro: 2AB, 1999.
CNPQ. Centro de Memória. Disponível em: http://centrodememoria.cnpq.br/lynaldo-cavalcanti.html. Acesso em: 08 out. 2017.
IGC - Índice geral de cursos avaliados da instituição. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos-igc- Acesso em: 05 set. 2017, 16:00.
JORDAN, P. W. Designing Pleasurable Products, London: Taylor & Francis, 2000.
KRIPPENDORFF, K. The Semantic Turn, Boca Raton: Taylor & Francis, 2006.
LEON, Ethel. Canasvieiras: Um Laboratório para o Design Brasileiro. Florianópolis: UDESC, 2014.
MEDEIROS, Wellington G. Meaningful Interaction. A Proposition for the Identification of Semantic, Pragmatic and Emotional Dimensions of Interaction with Products. Tese defendida e publicada em 2007. Staffordshire University, Reino Unido.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2000.
NORMAN, D. A. Emotional Design, New York: Basic Books, 2004.
PPC DESIGN/UFCG. Projeto Pedagógico do Curso de Design da UFCG. Campina Grande: UAD/UFCG, 2010. CD-ROM.
PPGDESIGN/UFCG. Projeto para o Programa de Pós-Graduação em Design. Campina Grande/UAD/UFCG, 2013. CD-ROM.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Wellington Gomes de Medeiros

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, which allows for:
 1. Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
 2. Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
 The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.Under the following terms: 
 1. Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
 2. No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
- 
Plagiarism, in all its forms, constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. This magazine uses iThenticate similarity control software. 
 
							


