Graduação e Pós-Graduação em Design na Paraíba: breve relato sobre os fatores de criação dos cursos de bacharelado e mestrado em Design na UFCG

Autores/as

  • Wellington Gomes de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630112017065

Palabras clave:

desing na Paraíba , pós-graduação em desing , história do ensino em desing

Resumen

Este artigo apresenta breve relato dos fatores que possibilitaram a criação do Curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade Federal de Campina Grande. Inicialmente caracterizado como eminentemente voltado para o Design de produtos e localizado em um Centro de Ciências e Tecnologia, o Curso de Design evoluiu para uma abordagem multidisciplinar e generalista, com possibilidade de desenvolvimento de produtos em diversas áreas. A formação do corpo docente é em Design, favorecendo o foco na área resultando na reconhecida excepcional qualidade dos egressos. No ano de 2018, o Curso de Design fará quarenta anos, sendo um dos mais antigos do Brasil. O Programa de Pós-Graduação em Design emergiu em um contexto também de multidisciplinaridade, e é formado por professores de diversas áreas, como Design, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Arquitetura, Educação, e Sistemas e Computação. Atualmente, o PPGDesign/UFCG oferece o Curso de Mestrado em Design.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wellington Gomes de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Possui PhD em Design pela Universidade de Staffordshire, Inglaterra (2007); Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); e Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atualmente é professor adjunto no Curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Campina Grande. Fez cursos complementares e participou de workshops no Brasil, Inglaterra, Dinamarca e Holanda. Participou e apresentou trabalhos em diversos congressos e seminários na área do design e semiótica no Brasil, Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Portugal e Estados Unidos. Atua profissionalmente na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, tendo também atuado em instituições no Paraná, Pernambuco, Amazonas e no Pará nas áreas de Design de Produto e Design Gráfico. Tem experiência de ensino em cursos de graduação e pós-graduação em design. Participou de exposições de arte e design na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Foi premiado em salões de arte na Paraíba e em São Paulo. Entre 2008 e 2010 foi coordenador do Curso de Graduação em Desenho Industrial da Universidade Federal de Campina Grande, quando coordenou o Projeto Pedagógico do Curso de Design. Desde 2006 é revisor de artigos para a Design Research Society. Desde 2012 faz parte do corpo editorial científico da revista científica UNOPAR, e é assessor científico da Fapesp/SP. Em 2012 teve projeto PIBIC premiado na Semana de Iniciação Científica da UFCG, na área de Engenharias e Ciências Exatas. Em 2013 criou o Programa de Pós-Graduação em Design da UFCG, do qual é Coordenador desde 2014. Atualmente vem desenvolvendo pesquisa e extensão nos seguintes temas: design, interação significante, semântica do produto, design e emoção, embalagem e comunicação em design, metodologia da pesquisa em design e artes visuais. 

Citas

BONSIEPE, Gui et al. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq, 1984.

CARDOSO, Rafael. Design para um mondo complexo. São Paulo: Ubu, 2016.

COUTO, Rita M. S.; FARBIARTZ, J. L.; NOVAES, Luiza (Org.) Gustavo Bomfim: uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.

COUTO, Rita M. S.; OLIVEIRA, Alfredo J. (Org.) Formas do Design. Rio de Janeiro: 2AB, 1999.

CNPQ. Centro de Memória. Disponível em: http://centrodememoria.cnpq.br/lynaldo-cavalcanti.html. Acesso em: 08 out. 2017.

IGC - Índice geral de cursos avaliados da instituição. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos-igc- Acesso em: 05 set. 2017, 16:00.

JORDAN, P. W. Designing Pleasurable Products, London: Taylor & Francis, 2000.

KRIPPENDORFF, K. The Semantic Turn, Boca Raton: Taylor & Francis, 2006.

LEON, Ethel. Canasvieiras: Um Laboratório para o Design Brasileiro. Florianópolis: UDESC, 2014.

MEDEIROS, Wellington G. Meaningful Interaction. A Proposition for the Identification of Semantic, Pragmatic and Emotional Dimensions of Interaction with Products. Tese defendida e publicada em 2007. Staffordshire University, Reino Unido.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2000.

NORMAN, D. A. Emotional Design, New York: Basic Books, 2004.

PPC DESIGN/UFCG. Projeto Pedagógico do Curso de Design da UFCG. Campina Grande: UAD/UFCG, 2010. CD-ROM.

PPGDESIGN/UFCG. Projeto para o Programa de Pós-Graduação em Design. Campina Grande/UAD/UFCG, 2013. CD-ROM.

Publicado

2017-10-01

Cómo citar

MEDEIROS, Wellington Gomes de. Graduação e Pós-Graduação em Design na Paraíba: breve relato sobre os fatores de criação dos cursos de bacharelado e mestrado em Design na UFCG. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 065–082, 2017. DOI: 10.5965/25944630112017065. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/10430. Acesso em: 21 may. 2024.