Moda e algoritmos: a plataforma “Stitch Fix” e a personalização na Moda

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DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630822024e5085

Mots-clés :

moda personalizada, plataformização, economia digital

Résumé

Muitas atividades da sociedade contemporânea se apresentam totalmente atravessadas por plataformas digitais e que, com isso, essas atividades se transformam por adotarem as lógicas de funcionamento dessas plataformas. A Moda, enquanto uma manifestação cultural, social e econômica, não escapa a esse processo. Frente a isso, este artigo tem por objetivo analisar a plataforma “Stitch Fix” a partir das categorias datificação e algoritmos, infraestrutura, modelo de negócios e governança (D’Andréa, 2020). Conclui-se que a Stitch Fix se insere na rede criada pelos Big Five, com um modelo de negócios que interliga quatro principais interessados (consumidores, empresa, marcas e stylists), que comercializa combinações de roupas a partir de caixas e os respectivos produtos de Moda que a compõem. A governança da plataforma revela relações de controle de privacidade ligadas à legislação norte-americana, com compartilhamentos de dados a plataformas externas. O processo de datificação e algoritmos promove um processo de extração de dados e de recomendação que culmina em um processo de personalização da moda a partir da combinação de peças.

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Bibliographies de l'auteur

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialização em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Universidade Braz Cubas. Graduado em Design de Moda pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora e pesquisadora da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil) no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa.

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Possui doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado em Administração e Negócios pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Pós-Graduado em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduado em Educação pela Faculdade (SENAC-RS) e pós-graduando em Mentoring Teacher Education (Universidade de Tampere - Finlândia) e graduação em Ciências do Desporto pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É professor do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, atuando como pesquisador no tema Marketing: Identidade e Cultura. Professor em nível de graduação e pós-graduação de disciplinas sobre Marketing Estratégico, Marketing de Relacionamento, Comportamento do Consumidor, Gestão e Empreendedorismo na Saúde e Esporte. Coordenador de curso em nível de pós-graduação (Lato Sensu) em Gestão Esportiva e Treinamento e Prescrição de Exercícios. Coordenador de projetos de inovação na área da Saúde com agências de fomento. Gestor de programas e projetos esportivos e de extensão. Coordenador temático dos GTTs de Marketing Esportivo e Modelagem de Negócios e Empreendedorismo da Associação Brasileira de Gestão Esportiva (ABRAGESP). Atuação como Sócio proprietário de empresas de consultoria, assessoria e treinamento, realizando consultorias em estratégias de marketing em micro e pequenas empresas.

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Publiée

2024-06-11

Comment citer

DANTAS, Ítalo José de Medeiros; MONTARDO, Sandra Portella; CURTH, Marcelo. Moda e algoritmos: a plataforma “Stitch Fix” e a personalização na Moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 1–27, 2024. DOI: 10.5965/25944630822024e5085. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25085. Acesso em: 22 nov. 2024.