Entrelaçamentos entre algoritmos e têxteis: experimentos em design de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630532021348

Palavras-chave:

Algorítimos, Design de moda, Têxteis

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar aplicações algorítmicas na área do design de moda, pois, atualmente, reconhece-se os algoritmos associados a procedimentos automatizados inerentes à tecnologia digital. Buscamos, também, compreender o seu papel na composição do trabalho criativo envolvido no design de moda, além de contribuir na busca de soluções criativas na concepção de produtos. Esta pesquisa, quanto à sua natureza é aplicada e quanto aos seus objetivos é exploratória. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica sobre a história dos algoritmos e as suas aplicações, além de experimentos de criação manual de texturas têxteis desenvolvidos com base em algoritmos. Conclui-se que a utilização de algoritmos na geração de texturas têxteis é uma ferramenta de criação que auxilia o processo do designer de moda, ampliando a capacidade de autoralidade e concedendo o caráter das artes  anuais na concepção de produtos de moda.

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Biografia do Autor

Marianna Ribeiro Pires, Universidade Feevale

Doutoranda e Mestra em Processos e Manifestações Culturais (bolsista CAPES), Universidade Feevale; Especialista em Modelagem do Vestuário, bacharel em Moda (Universidade Feevale)

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Doutor e Mestre (PUCRS); professora do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Doutora em História (PUCRS); Mestra em História (USP); professora do PPG Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale).

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

PIRES, Marianna Ribeiro; MONTARDO, Sandra Portella; SCHEMES, Claudia. Entrelaçamentos entre algoritmos e têxteis: experimentos em design de moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 348–362, 2021. DOI: 10.5965/25944630532021348. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20228. Acesso em: 12 dez. 2024.