Moda sustentável na educação básica: um estudo bibliográfico
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630732023e3266Mots-clés :
sustentabilidade, consumo, meio ambiente, educação básicaRésumé
O estudo apresenta uma análise da produção acadêmica referente às abordagens relacionadas à moda sustentável direcionadas à Educação Básica. Garcia; Miranda e Costa (2022) defendem que temáticas associadas a sustentabilidade e a moda devem estar presentes na sala de aula. Os autores trazem à tona a possibilidade em se levantar importantes questionamentos acerca do consumo e da consciência social ao se levar esses assuntos para o ambiente escolar. Partindo da relevância em se abordar essa temática para a formação dos estudantes, a ideia está em fazer um levantamento frente ao Banco de Teses e Dissertações da Capes (BTDC) e nos principais periódicos da área de educação a fim de evidenciar como isto vem sendo abordado em propostas direcionadas a Educação Básica. Definimos como recorte temporal os trabalhos publicados nos últimos dez anos. Nesse sentido levantamos alguns questionamentos que nortearam nosso estudo: Como a temática moda sustentável vem sendo tratada nas pesquisas acadêmicas? O número de estudos dedicados a essas discussões têm se mostrado relevante frente à sua importância? E por fim, de que maneira propostas de inserção dessa temática vêm sendo implementadas a nível da educação básica? No que diz respeito aos aspectos metodológicos, o estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Após a realização da pesquisa podemos notar que existe um número relevante de estudos que abordam a temática moda sustentável, porém poucos direcionados ao contexto escolar de forma específica, o que denota a urgência em se realizar mais estudos nesse nível de ensino.
Téléchargements
Références
BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 16 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 14, de 6 de junho de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2012-pdf/10955-pcp014-12/file#:~:text=Constitui%20objeto%20deste%20Parecer%20estabelecer,como%20refer%C3%AAncia%20as%20Diretrizes%20Curriculares. Acesso em: 07 set. 2022.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795.1999. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=50EE32BD99AF52EB7D5DB8E7E03AE765.node1?codteor=634068&filename=LegislacaoCitada+-PL+4692/2009#:~:text=Art.,de%20vida%20e%20sua%20sustentabilidade. Acesso em: 07 set. 2022.
BRASIL. Leis de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 07 set. 2022.
CHIARETTI, Daniela. Indústria da moda polui mais que navios e aviões. Revista Valor Econômico. Nairóbi, 2019. Disponível em: <https://valor.globo.com/empresas/coluna/industria-da-moda-polui-mais-que-navios-e-avioes-1.ghtml>. Acesso em: 19 mar. 2022.
GARCIA L. A; MIRANDA A. P; COSTA R. X. Sustentabilidade e Moda no Ensino das Artes Visuais. Arte e ensino em espaços plurais, Campinas, v. 42, n. 116, p.28-40, jan./abr.2022.
PEDROZO, A. J.; ALVES T. R.; GIL C. I. Educação ambiental nas aulas de geografia: o tema consumo consciente no ensino médio de uma escola pública estadual de Adamantina/SP. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 38-54, jan./jun. 2012.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. SP: Companhia das Letras, 2013.
MILLER, G. Tyler; SPOOLMAN, Scott E. Ecologia e Sustentabilidade. Tradução da 6ª edição norte-americana. Editora Cengage Learning, 2012.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3 ed. Rio Grande do Sul: Unijui, 2011.
SILVA, Rossano; FIOR, Neide. Cultura visual, moda e ensino de arte: desenvolvimento da compreensão crítica de estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de Campo Largo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Alisson Giacomelli, Patrícia Boeira Ferretto 2023

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

