A moda como indicador social e detentora de memória:
valorização e preservação
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630432020193Résumé
O artigo apresenta as vestimentas utilizadas ao longo dos séculos como indicadores
sociais e portadoras de memória histórica, que merecem ser estudadas e preservadas. O
método de pesquisa adotado se pautou numa perspectiva relacional, com a leitura de textos
acadêmicos de temas relevantes para a pesquisa, relacionando-os criticamente, após a analise
dos contextos em que foram produzidos, o que nos proporcionou uma solida base teórica
de reflexão. O artigo esclarece que as vestimentas são capazes de revelar a forma como os
grupos sociais se comportavam, como foram estabelecidas as demarcações de gênero e os
critérios de distinção de grupos econômicos. É nesse processo de distinção que a roupa vira
moda, quando as elites passaram a usar como indicador de riqueza um determinado modo
vestir, incorporada por todos os membros de uma mesma camada restrita. O artigo igualmente
ressalta a importância da conservação preventiva desse patrimônio material, tão repleto
de imaterialidades. As vestimentas devem ser compreendidas como guardiãs de memória, e,
como tal, devem ser incorporadas aos acervos dos museus. O artigo conclui que muito mais
do que somente “trapos”, no ambiente museal a moda e as vestimentas podem ser estudadas
como objetos-documento por pesquisadores, bem como proporcionar aos visitantes a
experiência única de imaginar as roupas em seus contextos originais como portadoras de
vida e não como uma peças esvaziadas de significados.
Téléchargements
Références
ANDRZEJEWSKI, Luciana. A Moda Como Despertar da Memória. In. MERLO, Márcia (Org.). Memória e Museus. São Paulo: Estação das Letras, 2015.
AZZI, C. F. Vitrines e coleções: Quando a moda encontra o museu. Rio de Janeiro: Memória Visual, 2010.
BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.
BERNARUSH, Michele Kauffmann. Por uma Museologia do Vestuário: Patrimônio, Memória, Cultura. In. MERLO, Márcia (Org.). Memória e Museus. São Paulo: Estação das Letras, 2015.
BOTTALLO, Marilúcia. Museus e o Processo Colecionista: Acervos Materiais e Imateriais e o Ambiente Virtual. In: MERLO, Márcia (Org.). Memória e Museus. São Paulo: Estação das Letras, 2015.
CRANE, Diane. A Moda e Seu Papel Social - Classe, Gênero e Identidade Das Roupas. Marca: Senac São Paulo, 2006.
FERREIRA, Diêgo Jorge Lobato. A moda pelo viés da memória: das passarelas para o museu. Moda Documenta: Museu, Memória e Design – Maio, 2015. Disponível em: <http://www.modadocumenta.com.br/anais/anais/5-Moda-Documenta-2015/06-Sessao-Tematica-Moda-e-Museu/Diego-Lobato_ModaDocumenta2015_A-MODA-PELO-VIES-DA-MEMORIA.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2019.
FERREIRA, Manon de Salles. A roupa depois da cena. 2015. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Acesso em: 2020-03-0.
FOGG, Marnie. Tudo sobre moda. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus e desafios na Atualidade. In. MERLO,
MERLO, Márcia; RAHME, Anna Maria. A Moda e o Museu: Uma Experiência no Espaço Digital. In. MERLO, Márcia (Org.). Memória e Museus. São Paulo: Estação das Letras, 2015.
MOUTINHO, Maria Rita; VALENÇA, Máslova Teixeira. A moda do século XX. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2000.
NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para a criação de figurino. 3. Reimpr. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-215, jul. 1992. ISSN 2178-1494. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941/1080>. Acesso em: 16 Mar. 2020.
SÁ, Ivan Coelho de. Acervos têxteis e musealização: a importância da preservação preventiva. In: Seminário Moda: Uma Abordagem Museológica, 1., 2018, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto Zuzu Angel, Fundação Casa Rui Barbosa, 2019. p. 12-13. Disponível em: http://187.0.209.89/bitstream/20.500.11997/9164/1/Anais%5Brevisado%5D_ISBN.pdf#page=54. Acesso em: 02 jan. 2020.
SANT’ANNA, Patrícia. A Dança da Silhueta na Moda – As Transformações da Primeira Metade do Século XX. In: MERLO, Márcia (Org.). Museus e Moda. São Paulo: Estação das Letras, 2016.
SANT'ANNA, Patricia. A Moda no Museu The Fashion in the museum. Disponível em: < http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202008/43001.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2020.
SCHAER, Roland. L'Invention des musées. Gallimard/Réunion des musées nationaux 1993.
SILVA, Jeckson de Andrade.; RIBEIRO, Emanuela Sousa.; GRANATO, Marcus. Turismo Cultural e Museus: percepção de gestores de museus públicos da cidade do Recife – PE. Revista Iberoamericana de Turismo-RITUR, Penedo, V. 8, Dossiê Número 4, set. 2018, p. 183-203. DOI: 10.2436/20.8070.01.96. Disponível em: <http://seer.ufal.br/public/journals/11/pageHeaderTitleImage_pt_BR.png>. Acesso em: 24 out. 2019.
VIANA, Fausto. Museus de Moda ou de Indumentária Precisa ser tão Grande? In: MERLO, Márcia (Org.). Museus e Moda. São Paulo: Estação das Letras, 2016.
VOLPINI, Javer Wilson;, Nícea Helena de Almeida. (2018). Literatura e moda: a Rua do Ouvidor no rio de janeiro entre o segundo reinado e a Belle Époque. Terceira Margem, 21(36), 83-115. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/17828>. Acesso em: 15 jan. 2020.
TEIXEIRA, Débora Pires; SILVA, Raquel Andrade. A moda em tempos de guerra: da saia sino à androginia. Achiote Revista Eletrônica de Moda, v. 6, n. 1, p. 49-68, 2018. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/achiote/article/view/6163/3175>. Acesso em: 08 jan. 2020.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2020-10-01 (2)
- 2020-10-02 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Camila Dazi, Jonathan Klen 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.