Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630312019123Résumé
Este artigo aborda o ensino da inclusão na Moda e teve a participação do grupo de para desporto de Blumenau. Descreve-se aqui uma atividade pedagógica iniciada em Maio de 2017 com alunos de um curso de Moda na modalidade presencial, que levou seis meses para ser concluída. A atividade foi baseada nos princípios da reforma de Córdoba, de ensinar para a sociedade, com objetivo de refletir o ensino da inclusão na Moda e o papel do profissional de Moda ao desenvolver coleções. Traz uma discussão sobre as transformações do trabalho inspirada em o Adeus ao Trabalho de Antunes (1995), para abordar os objetivos e os resultados da atividade, a mudança no percurso da atividade e as conclusões, provindas dos estudantes, da existência de uma Moda exclusiva e segregadora.
Palavras-chaves: Ensino da inclusão na Moda; Reforma de Córdoba; Trabalho.
Téléchargements
Références
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio Sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. São Paulo: Cortez, ed.16, 2015a.
ANTUNES, Ricardo. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 124, p. 773-799, out./dez. 2015b. Entrevista concedida a Claudia Mazzei Nogueira e Maria Liduína de Oliveira e Silva.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 3ed. São Paulo: Cortez, 1995.
CMI. Manifesto de Córdoba, 1918 - Reforma universitária. 2007. Disponível em < https://midiaindependente.org/pt/blue/2007/10/399447.shtml>. Acesso em 20.07.2018.
FRANK, A.; FUENTES, M.1989. Dez teses acerca dos movimentos sociais. Lua nova, São Paulo, n. 17, p. 19-49, Jun. 1989.
NETO, José Alves de Freitas. A reforma universitária de Córdoba (1918): um manifesto por uma universidade latino-americana. Revista Ensino Superior Unicamp, São Paulo, p. 62-70. Mai.2011.
PIRES, Dorotéia Baduy. Design de Moda: uma nova cultura. Revista Dobras, Estação das Letras, V.1, n.1, p.75-82, Out. 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.