Ensino de Moda no Brasil com ênfase em Santa Catarina: análise construída pelos Paradigmas da Educação da Sociologia clássica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630412020046

Resumo

A proposta deste artigo tem o objetivo de relacionar os paradigmas da educação da sociologia clássica no percurso de ensino de Moda em Santa Catarina no século XX. Para tanto, foram abordadas duas questões centrais: o modelo de ensino de Moda no Brasil, com ênfase em Santa Catarina, paralelo ao modelo aceito socialmente, estudados a partir dos paradigmas da educação da Sociologia clássica, que são o do consenso, o do conflito e o compreensivo e as transformações conceituais construídas sobre a Moda ao longo das mudanças no ensino dela no século XX. Resultam algumas argumentações sobre o surgimento e as transformações do conceito construído de Moda em Santa Catarina, inicialmente para o trabalho, com os cursos técnicos, até o gradativo aparecimento nos cursos superiores de Moda a partir da década de 1970, no Brasil, e de 1990, em Santa Catarina. Analisamos o ensino de Moda em Santa Catarina a partir do surgimento dos cursos técnicos e superiores, que, tanto regularam um formato de ensino quanto foram regulados pelos paradigmas educacionais de seu tempo.  

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Biografia do Autor

Juliana Favere, UDESC

Doutora em Educação pela UDESC. Mestre em Educação pela FURB. Formada em Pedagogia pela UFSC.

Emanuella Scoz, FURB

Mestranda em Educação (FURB), Especialista em Negócios da Moda pelo IbModa, Bacharel em Design de Moda.

Pesquisadora CAPES (2018-2020)

Tatiane Melissa Scoz, IFSC

Mestre em Antropologia Social pela UFSC. Formada em Ciências Sociais pela UFSC.

Referências

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Publicado

2020-02-01

Como Citar

FAVERE, Juliana; SCOZ, Emanuella; SCOZ, Tatiane Melissa. Ensino de Moda no Brasil com ênfase em Santa Catarina: análise construída pelos Paradigmas da Educação da Sociologia clássica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 46–68, 2020. DOI: 10.5965/25944630412020046. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16360. Acesso em: 21 dez. 2024.