A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630212018029Résumé
O presente artigo apresenta o Método SEE BEYOND a partir de uma abordagem em que é tratada a Inclusão da pessoa com deficiência visual nos bacharelados de design de moda. Para tanto fundamenta-se, inicialmente, nas ações governamentais que visam promover a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e, mais especificamente no ensino superior. Paralelamente, com o propósito de evidenciar as lacunas e barreiras que dificultam o acesso do grupo apontado ao referido curso a pesquisa traz a contexto uma revisão bibliográfica acerca do ingresso desses estudantes no ensino superior. Identificam-se as necessidades para o desenvolvimento de um método que promova a acessibilidade de estudantes à educação na área do design de moda, o que inclui o desenvolvimento de material didático pedagógico acessível como parte integrante do método desenvolvido. São também mostrados os resultados obtidos após o desenvolvimento do método e sua aplicação junto a estudantes com e sem deficiência visual, considerados em grupos específicos.
Téléchargements
Références
AVELAR, S. Moda: globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2009.
BARROS, A.B. Processo de inclusão no contexto da deficiência visual: dificuldades, desafios e perspectivas. Dissertação de Mestrado. São Luís, 2013.
BERLIM, L. Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.
BRASIL, 2005. Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17433&Itemid=817. Acesso em dez.2014.
BRASIL, 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – Lei 13.146. Disponível em: https://goo.gl/YNFeXj, Acesso em jul.2015.
CASTILHO, K. Moda e linguagem. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2009.
CASTRO, S.F.; ALMEIDA, M.A. Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 2, p. 179-194, abr.-jun., 2014.
CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Caracteristicas_Gerais_Religiao_Deficiencia/tab1_3.pdf). Acesso em nov.2014.
CHATAIGNIER, G. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2006.
CIPINIUK, A.; PORTINARI, D. Sobre métodos de Design. In Design método. COELHO, L. A. L. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2006.
CLARKE, S.E. Braddock; M., Marie O’. Techno textiles. London: Thames & Hudson, 2007.
COSENZA, R.M.; GUERRA, L.B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CRANE, D. Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
DAMÁSIO, António R. E o cérebro criou o homem. São Paulo, Companhia das Letras, 2011.
FERRARI, A. L.; CAMPOS, E. De que cor é o vento?: subsídios para ações educativo-culturais com deficientes visuais em museus. Belo Horizonte, MG: Prefeitura, 2001. Disponível em https://goo.gl/Ld7F1z, acesso em ago, 2013.
FIORINI, V. Design de Moda: abordagens conceituais e metodológicas. In: PIRES, D. B. (org.). Design de Moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.
FLETCHER, K. Moda & sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
FORNASIER, C.B.R.; MARTINS, R.F.F.; DEMARCHI, A.P.P. O ensino da disciplina de desenvolvimento de projetos como sistema de gestão de conhecimento. In: PIRES, D.B. (org.). Design de Moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.
GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000.
IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.
LIMA, P.A. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: Avercamp, 2006.
LIMA JÚNIOR, G.C. Conexões táteis: sensorialidade no design de moda no segmento do vestuário masculino. Disponível em https://goo.gl/zZTD5f. Dissertação de Mestrado em Design, 2008.
LIMA JÚNIOR, G.C. Design de Moda e Neuroeducação: o desenvolvimento de uma metodologia de desenvolvimento projetual aplicado a pessoas com deficiência visual. Tese de Doutorado em Design, 2016. Disponível em https://goo.gl/iiysmQ.
LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração de produtos industriais. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2001.
MARTINS, S.B. Ergonomia e moda: repensando a segunda pele. In PIRES, D. B. (org.). Design de Moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.
MATTÉ, V. Educação superior em design: aspectos relevantes na formação profissional. In: BOZZETTI, N.; BASTOS, R. Pensando design 2. (Orgs.). Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2008.
NASCIMENTO, V. A modelagem e o projeto em moda. In: RONCOLETTA, M.; FARIA, J. N.; NAVALON, E.; GUILLEN, P.; MARTUCHELLI, A.; CURCE, P. (Org.) Interagindo: design de moda. São Paulo: Editora Esfera, 2012.
NUNES, S.; LOMÔNACO, J.F.B. O aluno cego: preconceitos e potencialidades. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 14, Número 1, jan/jun de 2010.
OLIVEIRA, L.C.P. 2007. Trajetórias escolares de pessoas com deficiência visual: da educação básica ao ensino superior. [Dissertação de Mestrado] Apresentada ao Curso de Pós-Graduação da PUC-Campinas/SP: 2007.
RECH, S. Estrutura da Cadeia Produtiva da Moda. Disponível em https://goo.gl/x4Krkk. Acesso em mar.2015.
ROSSETTO, E. Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados. 2009. [Tese de Doutorado]. Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2009.
SALTZMAN, A. O design vivo. In: PIRES, Dorotéia B.P. (org.). Design de Moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.
SACKS, O. Vendo Vozes. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SORGER, R.; UDALE, J. Fundamentos do design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2009.
TOKUHAMA-ESPINOSA, T. N. The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain and education science). Pesquisa de Doutorado. Capella University, 2008. Disponível em < http://pqdtopen.proquest.com/doc/250881375.html?FMT=ABS>. Acesso em 30.jan.2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.