A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630212018029Resumen
O presente artigo apresenta o Método SEE BEYOND a partir de uma abordagem em que é tratada a Inclusão da pessoa com deficiência visual nos bacharelados de design de moda. Para tanto fundamenta-se, inicialmente, nas ações governamentais que visam promover a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e, mais especificamente no ensino superior. Paralelamente, com o propósito de evidenciar as lacunas e barreiras que dificultam o acesso do grupo apontado ao referido curso a pesquisa traz a contexto uma revisão bibliográfica acerca do ingresso desses estudantes no ensino superior. Identificam-se as necessidades para o desenvolvimento de um método que promova a acessibilidade de estudantes à educação na área do design de moda, o que inclui o desenvolvimento de material didático pedagógico acessível como parte integrante do método desenvolvido. São também mostrados os resultados obtidos após o desenvolvimento do método e sua aplicação junto a estudantes com e sem deficiência visual, considerados em grupos específicos.
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