Painéis semânticos e o Atlas Mnemosyne: possíveis aproximações metodológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965.25944630932025e7490

Palabras clave:

design, história da arte, painéis semânticos, Aby Warburg, atlas mnemosyne

Resumen

Durante o desenvolvimento do projeto de design, o painel semântico é apresentado como uma ferramenta criativa de inspiração visual, a qual possibilita a tradução de ideias e conceitos por meio de imagens. No entanto, há poucos estudos específicos sobre sua metodologia e construção. No campo da história da arte, Aby Warburg (1866-1929) investigou uma vasta documentação e reuniu mais de mil imagens organizadas em painéis visuais em sua obra Atlas Mnemosyne (1929). O artigo parte da hipótese de que é possível aproximar os painéis semânticos às pranchas do Bilderatlas. Propõe-se uma aproximação metodológica entre design e história da arte e, para isso, os painéis semânticos e as pranchas warburguianas foram apresentados, comparados, diferenciados e aproximados. Como resultados dessa análise, observou-se que diferentes fontes imagéticas, incluindo desde fontes primárias como imagens produzidas pelo próprio designer, assim como reproduções de obras acessadas em acervos de museus e coleções contribuem para resultados mais ricos e significativos. Outro aspecto revelado diz respeito à intencionalidade na organização das imagens no painel, as quais promovem múltiplas possibilidades de percursos de interpretação. Por fim, sugere-se que o painel não faça parte de somente uma etapa do processo de criação em design, mas que seja revisitado em diversos momentos do desenvolvimento do produto.

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Biografía del autor/a

Giovanna Costa Araujo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda pesquisadora em Teoria e História das Artes Visuais, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do Centro de Artes, Design e Moda (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com orientação da professora Dra. Luana M, Wedekin. Graduada bacharel em Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho e História da Arte. Iniciou suas pesquisas em história da arte na Iniciação Científica, concluindo a pesquisa em 2021. Defendeu seu trabalho de conclusão de curso, no qual aproxima a prática de painéis semânticos no Design com as pranchas do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg.

Luana Maribele Wedekin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Associada na graduação em Design, no Departamento de Design do Centro de Artes da UDESC e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UDESC), Linha de Teoria e História das Artes Visuais. Doutora em Psicologia (UFSC, 2015); M.A. em História da Arte pelo The Courtauld Institute of Art (University of London, UK, 2013/2014); Mestre em Antropologia Social (UFSC, 2000); Especialista em Estudos Culturais (UFSC, 1997); graduada em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas (UDESC, 1993). Membro do CBHA, ANPAP e ABCA.

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Publicado

2025-10-01

Cómo citar

ARAUJO, Giovanna Costa; WEDEKIN, Luana Maribele. Painéis semânticos e o Atlas Mnemosyne: possíveis aproximações metodológicas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965.25944630932025e7490. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27490. Acesso em: 1 oct. 2025.