Experimentações estéticas: o sentido de se compor professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4956

Palavras-chave:

Experiência Estética, Professor, Ensino da Arte

Resumo

Na entrevista realizada com a professora doutora Silvia Sell Duarte Pillotto, refletimos sobre inquietações e percepções ao se compor professora, tendo como referência as experiências estéticas, o afeto e as relações nas suas vivências educacionais. A entrevista em formato de diálogos, expõe nossas inquietações no cotidiano de ser e estar professor, buscando contemplar o campo educacional, o olhar para o educador das artes visuais e educadores como um todo. Nossas inquietações estão relacionadas à formação de um professor, a partir da perspectiva dos três educadores que fazem parte dessa pesquisa. Preocupados com nossa formação e a composição da docência em arte, nossas reflexões estão pautadas na potência para as experimentações estéticas ao compor um professor. Dão corpo e voz para essa entrevista, o diálogo sensível e as visões sobre professor-formação, professor-escola, professor-sensibilidade e a estética nas experimentações, na composição de sua formação e pesquisa, atravessando nossos afetos e processualidade, na busca de compor-nos professores e pesquisadores ativos nos espaços escolares em que atuamos.

Palavras-chaves: Experiências Estéticas; Professor; Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jade Katchiri Brusco Gomes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda na linha de Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Arte Visuais/ PPGAV da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, especialista em Museus, Galerias e Arquivos pela Universidade Positivo (2020), graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (2019) e Licenciatura em Pedagogia pela FAEL (2022). É professora de ensino fundamental, atelierista e ilustradora.

Eriel Lahn, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul (RS). Especialista em Tecnologias na Aprendizagem, pelo Centro Universitário Senac Santo Amaro(SP) e em Docência Básica e Profissional pelo Instituto Federal. É ator profissional, com experiência artística nas linguagens teatral e da dança com grupos da serra gaúcha em atuação, direção e produção. Sua atuação docente é vinculada atualmente com a rede formal de ensino do estado de Santa Catarina e privada no ensino de Arte. Com ensino informal atua como oficineiro de teatro infantil e adolescente, e de atelier de pintura e desenho.

Lilian Oenning, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em 2022. Mestranda em Educação na Facultad de Ciencias de La Educación da Universidad de La Empresa (Uruguai). É especialista em Tecnologias para a Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC e Metodologia do Ensino de Arte pela Faculdade de Educação São Luís em 2022. Graduada em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense em 2005 e segunda licenciatura em Pedagogia na mesma instituição, em 2017. É professora da educação básica no município de Meleiro-SC, onde também atuou como Diretora de Cultura entre 2008 e 2011.

Referências

DELEUZE, Gilles; Guattari, Félix. O que é a filosofia? Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 3ª ed. 2010.DOSSE, François. Gilles Deleuze e Félix Guattari: biografia cruzada. Tradução de Fatima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2010

MEIRA, Marly Ribeiro; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Arte, afeto e educação: a sensibilidade na ação pedagógica. Porto Alegre, RS. Ed. Zouk, 2022.

OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 24. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SPINOZA, Benedictus. Ética. Tradução e Notas: Tomaz Tadeu. Belo Horizonte, MG. Editora: Autêntica, 2013.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

BRUSCO GOMES, Jade Katchiri; LAHN, Eriel; OENNING, Lilian. Experimentações estéticas: o sentido de se compor professor. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–11, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4956. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24956. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas e Resenhas