Dança na Escola no Rio Grande do Sul: percursos históricos e pesquisas acadêmicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914232019034

Palabras clave:

Dança, Dança na educação, História da dança, Educação Básica

Resumen

Objetiva mapear a produção acadêmica sobre Dança na Escola no contexto do Rio Grande do Sul, utilizando-se de metodologia qualitativa a partir de revisão de literatura e pesquisa documental. Parte de uma retomada de aspectos históricos, leis e documentos referentes à Dança na Escola no Brasil, seguida de uma contextualização sobre o tema no território sul-rio-grandense, e enfoca o desenvolvimento de pesquisas acerca da temática em relação a fatores que influenciam o surgimento de novas propostas pedagógicas, artísticas e científicas no campo em questão. Discute-se a implantação dos cursos de Graduação em Dança no Estado e a criação de programas de pós-graduação que acolhem investigações sobre o assunto, assim como a criação e manutenção de canais de divulgação de pesquisas desta natureza. Como referências principais da investigação, têm-se o trabalho de autores como Hoffmann (2015) e Valle (2016), dentre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Pelotas

Professora no Curso de Dança - Licenciatura, na Universidade Federal de Pelotas. Doutora (2018) e Mestre (2012 - Bolsista CAPES) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduada em Dança - Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2008). Desenvolve pesquisa em Artes Cênicas com foco na intersecção entre Dança e Educação: Pesquisa em Arte, A/r/tografia, Processos de Criação, Improvisação, Formação Docente e Dança na Escola.

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas (PPGAC) e do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação, Licenciada e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Estudos em Teatro e Educação (GESTE) do CNPq. 

Citas

BINS, Gabriela Nobre; VALLE, Flávia Pilla do. Quem não dança segura criança: uma análise do papel da dança nas construções de identidades. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 5, n. 10, p. 27-34, jul./dez. 2005. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/22/42. Acesso em: 12 jul. 2019.

BRASIL. [LDB]. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 jul. 2019.

BRASIL. Lei n° 13.278, de 2 de maio de 2006. Altera o § 6º do art. 26 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm#ART1. Acesso em: 12 jul. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

CARVALHO, Catia; DIAS, Raquel. A dança como possibilidade de micro-rupturas no silenciamento dos corpos escolares. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 5., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2016. p. 290-300. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149283/001005675.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jul. 2019.

CHAVES, Telma; GARCIA, Angela. Dança escolar: desafios e possibilidades no contexto da arte-educação. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 1., 2009, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA, 2009. p. 29-46.

CORRÊA, Josiane Franken; MARTINS, Iassanã; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Concepções pedagógicas e o ensino de dança na escola. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 17, n. 34, p. 31-44, ago./dez. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/456/584. Acesso em: 12 jul. 2019.

CORRÊA, Josiane Franken. Dança na escola e a construção do co(rpo)letivo: respingos sobre um processo educativo que dança (dançante que educa?). 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2012.

CORRÊA, Josiane Franken. Nós, professoras de Dança: ensaio documental sobre a docência em Dança no Rio Grande do Sul. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

CORRÊA, Josiane Franken; NASCIMENTO, Flávia Marchi. Ensino de dança no Rio Grande do Sul: um breve panorama. Conceição/Conception. Campinas, v. 2, n. 2, p. 53-68, jul./dez. 2013. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647702. Acesso em: 12 jul. 2019.

CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni. Políticas educacionais e pesquisas acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 9, n. 1, e82443, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602019000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 jul. 2019.

FALKEMBACH, Maria Fonseca. Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança: um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/169008. Acesso em: 12 jul. 2019.

FEIJÓ, Marcia Gonzalez. A dança como conteúdo integrante da Educação Física escolar enquanto corporeificação do mundo sensível. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação Física e Desporto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1996.

FRANKEN, Josiane. Corpo letivo: reflexões sobre o corpo que dança na escola. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 2., 2011, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA/UFRGS, 2011. p. 124-127.

FREITAS, Juliana; SOUZA, Andréa. A dança como uma prática inclusiva no ambiente escolar. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 5., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2016. p. 274-289. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149283/001005675.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jul. 2019.

GRANADO, Ramon; PÓLVORA, Robson; CORRÊA, Josiane Franken Corrêa. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 5., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2016. p. 470-471. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149283/001005675.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jul. 2019.

HOFFMANN, Carmen Anita. A trajetória do Curso de Dança da UNICRUZ (1998 – 2010). 2015. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2525. Acesso em: 12 jul. 2019.

ICLE, Gilberto; COSTA, Rossana Perdomini Della; LOPES, Sílvia da Silva. Jogo, ludicidade e presença na Pedagogia do Teatro e da Dança. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 9, n. 17, p. 36-41, jan./jun., 2009. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/15/35. Acesso em: 12 jul. 2019.

INSTITUTO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE; ROCHA, Thereza (Org.). Graduações em dança no Brasil: o que será que será?. Joinville: Nova Letra, 2016. Disponível em: http://www.ifdj.com.br/site/wp-content/uploads/2016/07/IX-Seminarios-de-Danca-Graduacoes-em-Danca-no-Brasil_Varios-Autores.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

LESSA, Helena Thoferhn; JESUS, Thiago Silva de Amorim. Proposta de improvisação em dança na escola a partir do tema transversal meio ambiente. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 4., 2014, Montenegro. Anais [...]. Montenegro: UERGS, 2014. p. 120-130.

LOPES, Sílvia da Silva. O ensino da dança na pré-escola: uma discussão metodológica. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 6, n. 11-12, p. 9-12, jan./dez., 2016. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/39/63. Acesso em: 12 jul. 2019.

MACEDO, Elizabeth. As demandas conservadoras do movimento Escola Sem Partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 507-524, abr./jun. 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/873/87351644014.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

MELO, Adriana Almeida Salles de; SOUSA, Flávio Bezerra de. A agenda do mercado e a educação no Governo Temer. Revista Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 25-36, ago. 2017. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21619/14336. Acesso em: 12 jul. 2019.

MARQUES, Isabel A.. Do peso de viver à leveza de criar: função social do ensino de dança hoje. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 1, v. 1/2, n. 2/3, p. 14-17. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/11/17. Acesso em: 12 jul. 2019.

MOOJEN, Alexandra de Castilhos; WOLFFENBUTTEL, Cristina Rolim; NARVAZ, Martha Giüdice. Corpos e gêneros dançam na escola: possibilidades de subversão na educação. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 17, n. 34, p. 131-152, ago./dez. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/462/591. Acesso em: 12 jul. 2019.

PARISOTO, Bruno; PINTO, Aline Silva; LOPES, Sílvia da Silva. Avali-ação: o professor de dança como avaliador de quê? Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 14, n. 27, p. 33-39, jan./jun. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/50/135. Acesso em: 12 jul. 2019.

PEREIRA, Sybelle. Dança na Escola: pressupostos fundamentados na perspectiva sóciohistórica de Vigotsky. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) – Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1997.

PEREIRA, Marcelo de Andrade; SOUZA, João Batista Lima de. Formação superior em Dança no Brasil: panorama histórico-crítico da constituição de um campo de saber. Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 19-38, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/26443. Acesso em: 12 jul. 2019.

RIO GRANDE DO SUL. Lições do Rio Grande: linguagens códigos e suas tecnologias, Artes e Educação Física. 2009. (Referencial curricular, v. 2).

ROSA, Cristiane; GARCIA, Angela. Dança no contexto escolar: da educação infantil, ensino fundamental a educação especial. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 1., 2009, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA, 2009. p. 47-67.

SOUZA, Andréa Bittencourt de. Narrativas sobre o ensino da dança: caminhos tramados e traçados em escolas do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131888. Acesso em: 12 jul. 2019.

SOUZA, Luciano; BOMFIM, Caroline; GUARAGNA, Gabriela; FRAGA, Gabrielle; VALLE, Flavia Pilla do. Relatos de experiências do Pibid 2013/2: arte-dança nos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maurício Sirotsky Sobrinho. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 4., 2014, Montenegro. Anais [...]. Montenegro: UERGS, 2014. p. 102-112.

TOMAZZONI, Airton. Na dança da pós-modernidade: perspectivas para começar a compreender o desafio da escola hoje. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 8, n. 16, p. 13-19, jul./dez. 2008. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/18/38. Acesso em: 12 jul. 2019.

ULRICH, Ana Denise; RHODEN, Sandra; SCHOELLKOPF, Suzana. Dança, Música, Artes Visuais e Teatro: reflexões sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e o professor propositor. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 14, n. 28, p. 92-100, jul./dez. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/155. Acesso em: 12 jul. 2019.

VALLE, Flávia Pilla do. Encontros anteriores. In: ENCONTRO ESTADUAL DE GRADUAÇÕES EM DANÇA, 5., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2016. p. 23-26. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149283/001005675.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jul. 2019.

VIEIRA, Alba Pedreira; LIMA, Maristela Moura Silva. Dança educação: poéticas que se encontram em suas relações com a sociedade. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 8, n. 16, p. 8-12, jul./dez. 2008. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/18/38. Acesso em: 12 jul. 2019.

Publicado

2019-08-05

Cómo citar

CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Escola no Rio Grande do Sul: percursos históricos e pesquisas acadêmicas. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 23, p. 034–048, 2019. DOI: 10.5965/1808312914232019034. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914232019034. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.