A mediação teatral com adolescentes no Pibid teatro UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914242019025

Palavras-chave:

Pibid, Formação de professores, Teatro escolar, Teatro e juventude, Teatro na educação

Resumo

O presente relato de experiência é fruto de uma prática de ensino, a qual buscou aproximar um espetáculo teatral de adolescentes da Escola Municipal Aurélio Pires e os participantes do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) subprojeto Teatro, da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto foi realizada uma curadoria de um espetáculo com uma temática/linguagem que poderia ser de interesse dos jovens. Após essa escolha, foi realizada uma preparação dos alunos para a ida ao teatro, a fruição do espetáculo e um desdobramento da proposta com a vinda de atores do grupo à escola, na concepção abordada por Desgranges (2008). Entende-se que há uma carência de espetáculos teatrais destinados ao público juvenil e é preciso criar oportunidades para a juventude usufruir do evento teatral, interferir e compor dramaturgias específicas. Compreende-se, também, que é função do professor de teatro promover a ida a eventos teatrais, a fim de promover o acesso dos estudantes aos bens culturais.

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Biografia do Autor

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

Professor do curso de graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Artes pela mesma universidade.

Mariana Azevedo, UFMG

Professora de Teatro e Circo.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de; AZEVEDO, Mariana. A mediação teatral com adolescentes no Pibid teatro UFMG. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 24, p. 025–036, 2019. DOI: 10.5965/1808312914242019025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914242019025. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos