A mediação teatral com adolescentes no Pibid teatro UFMG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914242019025

Palabras clave:

Pibid, Formação de professores, Teatro escolar, Teatro e juventude, Teatro na educação

Resumen

O presente relato de experiência é fruto de uma prática de ensino, a qual buscou aproximar um espetáculo teatral de adolescentes da Escola Municipal Aurélio Pires e os participantes do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) subprojeto Teatro, da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto foi realizada uma curadoria de um espetáculo com uma temática/linguagem que poderia ser de interesse dos jovens. Após essa escolha, foi realizada uma preparação dos alunos para a ida ao teatro, a fruição do espetáculo e um desdobramento da proposta com a vinda de atores do grupo à escola, na concepção abordada por Desgranges (2008). Entende-se que há uma carência de espetáculos teatrais destinados ao público juvenil e é preciso criar oportunidades para a juventude usufruir do evento teatral, interferir e compor dramaturgias específicas. Compreende-se, também, que é função do professor de teatro promover a ida a eventos teatrais, a fim de promover o acesso dos estudantes aos bens culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

Professor do curso de graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Artes pela mesma universidade.

Mariana Azevedo, UFMG

Professora de Teatro e Circo.

Citas

CARVALHO, Adélia Aparecida da Silva. Teatro negro: uma poética das encruzilhadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ECAP-956LHG. Acesso em: 12 nov. 2019.

DESGRANGES, Flávio. Anotações sobre o projeto formação de público. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 75-83, dez. 2008. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101102008075. Acesso em: 12 nov. 2019.

FALKEMBACH, Maria Fonseca; FERREIRA, Taís. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine-Horto. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/JSSS-7X3GK2. Acesso em: 12 nov. 2019.

GROPPO, Luís Antonio. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: Difel, 2000.

KOUDELA, Ingrid Dormien. A ida ao teatro. Programa Cultura é Currículo. São Paulo, 2010. Disponível em: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/administracao/Anexos/Documentos/420090630140316A%20ida%20ao%20teatro.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.

PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional, 1996.

PUPO, Maria Lúcia. No reino da desigualdade: teatro infantil em São Paulo nos anos setenta. São Paulo: Perspectiva, 1991.

RAPPAPORT, Clara Regina. Encarando a adolescência. 8. ed. São Paulo: Ática, 2001.

ROLDÃO, Maria do Céu. Formar para a excelência profissional: pressupostos e rupturas nos níveis iniciais da docência. Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, v. 10, n. 15, p. 18-42, jan./jun. 2007. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/155. Acesso em: 12 nov. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Escola de Belas Artes. A peça O Mistério da Bomba H___ tem apresentação na Campanha de Popularização do Teatro. Acontece, Belo Horizonte, 11 jan. 2013. Disponível em: https://eba.ufmg.br/acontece/2013/20130111-TeatroOriundoHildebrando.html. Acesso em: 19 nov. 2019.

Publicado

2019-12-02

Cómo citar

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de; AZEVEDO, Mariana. A mediação teatral com adolescentes no Pibid teatro UFMG. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 24, p. 025–036, 2019. DOI: 10.5965/1808312914242019025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914242019025. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos