A mediação teatral com adolescentes no Pibid teatro UFMG
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914242019025Keywords:
Pibid, Formação de professores, Teatro escolar, Teatro e juventude, Teatro na educaçãoAbstract
O presente relato de experiência é fruto de uma prática de ensino, a qual buscou aproximar um espetáculo teatral de adolescentes da Escola Municipal Aurélio Pires e os participantes do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) subprojeto Teatro, da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto foi realizada uma curadoria de um espetáculo com uma temática/linguagem que poderia ser de interesse dos jovens. Após essa escolha, foi realizada uma preparação dos alunos para a ida ao teatro, a fruição do espetáculo e um desdobramento da proposta com a vinda de atores do grupo à escola, na concepção abordada por Desgranges (2008). Entende-se que há uma carência de espetáculos teatrais destinados ao público juvenil e é preciso criar oportunidades para a juventude usufruir do evento teatral, interferir e compor dramaturgias específicas. Compreende-se, também, que é função do professor de teatro promover a ida a eventos teatrais, a fim de promover o acesso dos estudantes aos bens culturais.Downloads
References
CARVALHO, Adélia Aparecida da Silva. Teatro negro: uma poética das encruzilhadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ECAP-956LHG. Acesso em: 12 nov. 2019.
DESGRANGES, Flávio. Anotações sobre o projeto formação de público. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 75-83, dez. 2008. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101102008075. Acesso em: 12 nov. 2019.
FALKEMBACH, Maria Fonseca; FERREIRA, Taís. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine-Horto. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/JSSS-7X3GK2. Acesso em: 12 nov. 2019.
GROPPO, Luís Antonio. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: Difel, 2000.
KOUDELA, Ingrid Dormien. A ida ao teatro. Programa Cultura é Currículo. São Paulo, 2010. Disponível em: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/administracao/Anexos/Documentos/420090630140316A%20ida%20ao%20teatro.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.
PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional, 1996.
PUPO, Maria Lúcia. No reino da desigualdade: teatro infantil em São Paulo nos anos setenta. São Paulo: Perspectiva, 1991.
RAPPAPORT, Clara Regina. Encarando a adolescência. 8. ed. São Paulo: Ática, 2001.
ROLDÃO, Maria do Céu. Formar para a excelência profissional: pressupostos e rupturas nos níveis iniciais da docência. Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, v. 10, n. 15, p. 18-42, jan./jun. 2007. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/155. Acesso em: 12 nov. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Escola de Belas Artes. A peça O Mistério da Bomba H___ tem apresentação na Campanha de Popularização do Teatro. Acontece, Belo Horizonte, 11 jan. 2013. Disponível em: https://eba.ufmg.br/acontece/2013/20130111-TeatroOriundoHildebrando.html. Acesso em: 19 nov. 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.