Analisando documentos de quatro capitais da região nordeste para o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo UDESC
  • Fernanda Rosa da Silva UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008671

Palavras-chave:

Educação musical, Legislação educacional, Séries iniciais

Resumo

A partir da Lei 9394 de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN), o ensino de arte foi estabelecido como sendo obrigatório em todos os níveis da educação básica. Apesar desta obrigatoriedade, tanto a LDB quanto outros documentos nacionais que foram elaborados posteriormente não estabeleceram claramente as linguagens artísticas a serem ministradas na escola, nem o tipo de profissional que deveria ser responsável pelo ensino de cada uma destas linguagens. Estados e municípios decidem sobre o ensino de arte que desejam oferecer e a música nem sempre tem estado presente nas escolas. O objetivo deste trabalho é analisar documentos oficiais sobre o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental em quatro capitais da região nordeste do Brasil. A pesquisa qualitativa tem sido referência para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizando-se principalmente a análise documental como instrumento de coleta de dados. A análise dos documentos revela a precariedade da orientação referente ao ensino de música para as séries iniciais. Tais documentos precisam de revisão para que possam contribuir para o desenvolvimento musical das crianças nesta faixa etária.

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

FERREIRA DE FIGUEIREDO, Sérgio Luiz; ROSA DA SILVA, Fernanda. Analisando documentos de quatro capitais da região nordeste para o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 671–683, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008671. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15503. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Música