Um estudo sobre a legislação para o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental nas três capitais da região sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312903052008651Palavras-chave:
Educação musical, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Legislação educacionalResumo
Neste artigo encontra-se a análise de alguns resultados da pesquisa intitulada: Os efeitos da legislação educacional para a educação musical nas séries iniciais: 10 anos de LDBEN e outros documentos. O objetivo da pesquisa é investigar de que forma a legislação educacional tem sido produzida em diversos sistemas educacionais a partir das normatizações da LDBEN de 1996. Este artigo apresenta um recorte da investigação referente ao estudo da legislação para a música nas séries iniciais do ensino fundamental em municípios brasileiros. A metodologia qualitativa norteia este trabalho, com ênfase na análise documental. Foram analisados documentos das três capitais dos estados da região sul do Brasil (Curitiba - PR, Florianópolis – SC, Porto Alegre – RS). Os resultados indicam a presença de orientações para a área de música no currículo escolar das séries iniciais do ensino fundamental. Ao mesmo tempo evidencia-se a possibilidade e necessidade de revisão e aprimoramento de tais orientações nos documentos nas capitais investigadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Dyane da Silva Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.