A contribuição da gestão de design para a conscientização do consumo responsável como alternativa para o desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012510Keywords:
gestão de design, consumo, sustentabilidadeAbstract
Compreender e discutir a importância da contribuição da gestão de design nas mudanças culturais acerca do consumo, que deverão ocorrer na sociedade para que a mesma possa seguir por caminhos de desenvolvimento sustentável. Desta forma o estudo observou as ações do design como articulador do consumo, que passa de um consumo voltado para sobrevivência, chegando ao padrão de consumismo, ou seja, consumo exacerbado, que tem uma relação direta com o desgaste social e ambiental da atualidade. Após debater estes conteúdos, conclui-se que para que hajam mudanças na produção e no consumo, são necessárias profundas mudanças culturais na sociedade. Enfatiza-se, ainda, a condição comunicadora de valores que a gestão de design pode inserir nos produtos com o intuito de levar conceitos de conscientização à sociedade, de forma que a mesma possa, com o tempo, se adequar a essa nova realidade de desenvolvimento sustentável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.