Estratégias de design para o desenvolvimento de produtos de moda na perspectiva da sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0033Palavras-chave:
Moda, Ambientalismo, Desenvolvimento sustentável, Designers de modaResumo
Diante de um cenário de insustentabilidade ambiental onde a indústria da moda encontra-se inserida, devido a produção e consumo excessivo de recursos naturais aliado ao modelo de desenvolvimento econômico, o presente artigo objetiva investigar e sintetizar estratégias presentes na literatura relacionada ao design para a sustentabilidade para promover o enfrentamento deste cenário, bem como direcionar a prática do profissional designer de moda. A metodologia utilizada neste estudo foi orientada pelo método de revisão bibliográfica integrativa associado à representação gráfica de síntese, onde foi construída uma mandala com a intenção de representar a síntese das estratégias propostas. O estudo mostrou como, de fato, o designer de moda exerce grande influência na mudança para o novo paradigma sustentável, ao compreender com profundidade todo o sistema de moda, bem como ao reconhecer a complexidade e dificuldades que demandam novas estratégias para o desenvolvimento de produtos com vistas a novos estilos de vida que respeitem o ciclo de vida, previstos nas dimensões que regem o desenvolvimento sustentável.
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