Design para inovação social: uma experiência para inclusão do tema como atividade disciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911152016130Resumo
O design para a inovação social é uma abordagem relativamente recente do design para a sustentabilidade, que trata de iniciativas de comunidades criativas que possam levar a uma descontinuidade dos padrões atuais de produção e consumo. Entende-se por comunidades criativas iniciativas voluntárias de um grupo de pessoas, que se unem para resolver problemas do dia-a-dia de forma colaborativa e participativa.
Tal pesquisa está atrelada a uma rede internacional, denominada DESIS (Design de Sistemas para a Inovação Social e Sustentabilidade) presidida por Ezio Manzini, que possui laboratórios colaborativos por todo mundo. No Brasil a rede possui cinco laboratórios.
O artigo descreve as atividades relacionadas com as disciplinas ministradas com esta temática, da rede na UFPR, durante os anos de 2009 a 2014. Assim, o artigo dá uma breve apresentação da rede e do contexto em que a prática didática teve seu desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.