IMPLICAÇÕES E FATORES ASSOCIADOS AO USO DE AGROTÓXICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Paula Leticia Stulp da Silva Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG.
  • Rosana Amora Ascari Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Olvani Martins da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Carolina Osmarin Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar os riscos decorrentes do uso de agrotóxicos no âmbito da saúde do trabalhador. A pesquisa bibliográfica deu-se eletronicamente na Biblioteca Virtual em Saúde empregando-se os descritores: Riscos Ocupacionais; Agrotóxicos e Saúde do Trabalhador. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados no período de maio de 2007 à maio de 2012, textos completos, publicação brasileira com idioma em português. Os principais fatores de risco identificados relacionados ao uso de agrotóxicos se referem a intoxicação do trabalhador rural, do ambiente, principalmente do solo e da água, e do consumidor de produtos diretamente e indiretamente relacionados ao uso desses compostos. O aspecto mais preocupante é o processo de trabalho dos agricultores, por serem suas práticas e atitudes as responsáveis pela contaminação do ambiente e pela saúde do consumidor. A saúde e o ambiente estão longe de uma atenção adequada. Observa-se a carência de ações integradas, incorporadas a políticas públicas de prevenção a saúde do trabalhador rural, que garantam condições dignas de trabalho e saúde, e consequentemente, ao ambiente e ao consumidor.

Biografia do Autor

Paula Leticia Stulp da Silva, Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG.

Rosana Amora Ascari, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Docente Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catraina - UDESC. Membro do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho.

Olvani Martins da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Terapia Intensiva. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Docente do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação – CENSUPEG. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento.

Carolina Osmarin, Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

SILVA, P. L. S. da; ASCARI, R. A.; SILVA, O. M. da; OSMARIN, C. IMPLICAÇÕES E FATORES ASSOCIADOS AO USO DE AGROTÓXICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3102. Acesso em: 24 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos