CUIDADOS PROLONGADOS EM PACIENTES CRÔNICOS: CONHECENDO A REALIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Cassio Adriano Zatti Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Iraí – RS.
  • Rosana Amora Ascari Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Olvani Martins da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

Trata-se de uma pesquisa documental e retrospectiva com abordagem quantitativa tendo como objetivo conhecer o a realidade brasileira referente aos cuidados prolongados dispensados à pacientes acometidos por condições crônicas, quantificando as internações decorrentes de condições crônicas, AIH pagas, média de permanência em cuidados prolongados, óbitos decorrentes de condições crônicas. A população em estudo constitui-se pelos pacientes em cuidados prolongados decorrentes de condições crônicas registradas no banco de dados do sistema DATASUS. O período de estudo compreendeu de novembro à dezembro de 2012. Estabeleceu-se como critérios de busca cuidados prolongados na base de dados DATASUS no período de janeiro de 2008 a julho de 2012 nas cinco regiões do Brasil. A pesquisa evidenciou altas taxas de internações por doenças crônicas como consequência gastos elevados para com os doentes crônicos.

Biografia do Autor

Cassio Adriano Zatti, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Iraí – RS.

Enfermeiro. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde. Enfermeiro Assistencial do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Iraí – RS.

Rosana Amora Ascari, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Docente Assistente do Departamento de Enfermagem do CEO - Centro de Educação Superior do Oeste da Universidade do Estado de Santa Catraina - UDESC. Membro do Grupo de Estudso sobre Saúde e Trabalho - GESTRAS

Olvani Martins da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Terapia Intensiva. Professora Assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde Adoecimento /UDESC.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

ZATTI, C. A.; ASCARI, R. A.; SILVA, O. M. da. CUIDADOS PROLONGADOS EM PACIENTES CRÔNICOS: CONHECENDO A REALIDADE BRASILEIRA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3100. Acesso em: 18 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos