ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO DO TRABALHO

Autores

  • Patricia Grando Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG.
  • Rosana Amora Ascari Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Olvani Martins da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer a percepção dos enfermeiros inseridos na saúde do trabalhador num município do oeste catarinense, acerca de suas atribuições. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, com a participação de cinco enfermeiro do trabalho no segundo semestre de 2012 . Os dados coletados sofreram dupla digitação e submetidos a análise de conteúdo. Os participantes demonstraram possuir ampla noção de seu papel no contexto da saúde do trabalhador e entendem que a enfermagem do trabalho possui seu reconhecimento limitado. Para os participantes é de responsabilidade do enfermeiro do trabalho o controle da avaliação periódica da saúde dos trabalhadores. Percebe-se uma grande lacuna quanto o reconhecimento profissional na área de saúde do trabalhador. É necessário maior investimento em programas de capacitação acerca das atribuições do enfermeiro do trabalho.

Biografia do Autor

Patricia Grando, Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG.

Rosana Amora Ascari, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Docente Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Membro do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho

Olvani Martins da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Terapia Intensiva. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Docente do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação – CENSUPEG. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

GRANDO, P.; ASCARI, R. A.; SILVA, O. M. da. ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO DO TRABALHO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, [S. l.], v. 7, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3101. Acesso em: 1 dez. 2020.

Edição

Seção

Artigos