POSSIBILIDADES E INTERVENÇÕES NO BRINCAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Ivan Vale de Sousa Mestrando em Letras no Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Implementação, Planejamento e Gestão de Cursos a Distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Docência da Língua Inglesa pela AVM Faculdades Integradas. Licenciado em Letras: Português/ Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Participante do Grupo de Pesquisa: Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados - PLES, da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor Efetivo na Rede Municipal de Ensino de Parauapebas - Pará na Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812022016100

Palavras-chave:

Ludicidade. Crianças deficientes visuais. Experiência.

Resumo

A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil. Nesse sentido, este trabalho de natureza bibliográfico-reflexivo, objetiva destacar a relevância de atividades lúdicas tendo como público, as crianças deficientes visuais, discutir sobre a função das intervenções de pais e profissionais no brincar infantil, refletir sobre o processo de interação e do jogo do faz de conta e, por fim, sugerir a revisitação das cantigas de rodas no âmbito de formação e experiência da criança. Para isso, os apontamentos reflexivos transitarão entre as contribuições de autores, tais como: Negrine (1994), Kishimoto (1999), Bondía (2002), Siaulys (2007), Marangon (2011), entre outras reflexões que serão pontuadas ao longo deste artigo. Assim, espera-se que os apontamentos elucidados nesta produção permitam repensar a oferta e a acessibilidade no brincar infantil envolvendo as crianças com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Ivan Vale de Sousa, Mestrando em Letras no Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Implementação, Planejamento e Gestão de Cursos a Distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Docência da Língua Inglesa pela AVM Faculdades Integradas. Licenciado em Letras: Português/ Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Participante do Grupo de Pesquisa: Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados - PLES, da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor Efetivo na Rede Municipal de Ensino de Parauapebas - Pará na Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte.

Mestrando em Letras no Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Implementação, Planejamento e Gestão de Cursos a Distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Docência da Língua Inglesa pela AVM Faculdades Integradas. Licenciado em Letras: Português/ Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Participante do Grupo de Pesquisa: Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados - PLES, da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor Efetivo na Rede Municipal de Ensino de Parauapebas - Pará na Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte.

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Publicado

01-09-2016

Como Citar

SOUSA, Ivan Vale de. POSSIBILIDADES E INTERVENÇÕES NO BRINCAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 100–119, 2016. DOI: 10.5965/1984317812022016100. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7898. Acesso em: 22 dez. 2024.