Discutindo uma proposta de Educação Inclusiva a partir da orientação e mobilidade

Autores

  • Flavia Daniela dos Santos Moreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813012017097

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Deficiência Visual, Orientação, Mobilidade

Resumo

Este trabalho teve por objetivo descrever e refletir sobre uma experiência educacional realizada no Instituto Benjamin Constant (IBC), localizado no Rio de Janeiro, durante o estágio supervisionado do Curso Técnico de Orientação e Mobilidade. A experiência relatada teve como participante um aluno do referido instituto, o qual recebeu a denominação de "P1", sendo do sexo masculino, na faixa etária de 16 anos, da quarta série do ensino fundamental e residente no Rio de Janeiro. Os dados começaram a ser coletados em 18 de abril de 2013. O estágio contou com 20 horas de treinamento oferecido ao aluno P1 e foi encerrado no dia 29 de junho do mesmo ano. Concluiu-se que com a prática contínua e o aprofundamento das técnicas aprendidas durante o treinamento inicial de OM, P1 será capaz de conquistar autonomia na sua locomoção, independência e autoconfiança.

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Publicado

01-04-2017

Como Citar

DOS SANTOS MOREIRA, Flavia Daniela. Discutindo uma proposta de Educação Inclusiva a partir da orientação e mobilidade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 097–120, 2017. DOI: 10.5965/1984317813012017097. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7877. Acesso em: 14 nov. 2024.