REPRODUÇÕES EM MADONNARO: PROPONDO UMA ESTRADA PEDAGÓGICA DE MÃO DUPLA ENTRE O MUSEU E A ESCOLA

Autores

  • Marcelo Amaral Coelho ISERJ - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781212016006

Palavras-chave:

Arte Educação. Educação Patrimonial. Madonnaro. Museu.

Resumo

O artigo pretende analisar a reprodução como possibilidade educativa na escola, como referência para a criação artística e, no contexto do museu, como elemento de comunicação do acervo. Assim: Quais as possibilidades de trocas educacionais entre ambas as instituições? Na busca por respostas refletimos sobre o termo ‘Educação’ e a relação escola e museu, sem esquecer suas pedagogias. Considerando a reprodução como imagem de um objeto artístico museal, foi inevitável não abordar a Educação Patrimonial. Assim sendo: Qual uso faz a escola no trabalho com a reprodução? Qual o papel da reprodução no contexto museal? Inicialmente se pesquisou sobre o papel da reprodução durante o Renascimento e em seguida sobre seu aspecto comunicativo no contexto do museu. O Madonnaro se desenha como atividade de natureza procedimental para o diálogo entre a escola e o museu. Relatamos ainda os resultados de uma experiência de campo a partir do projeto Madonnaro na escola: mediando saberes, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, anos finais, no Colégio Wanderley Menezes, em Itaguaí (RJ). A partir disso foi possível perceber o Madonnaro como possibilidade pedagógica tanto para a educação não-formal quanto para a educação formal.

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Biografia do Autor

Marcelo Amaral Coelho, ISERJ - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Letras (Português-Literatura), pela Universidade Estácio de Sá e Licenciatura em Belas Artes, pela UFRRJ. Atualmente, cursando Especialização em Educação Museal, no ISERJ. Sou professor de Arte nas redes particular e pública (Estado RJ e Prefeitura Municipal de Mangaratiba) de ensino.

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

COELHO, Marcelo Amaral. REPRODUÇÕES EM MADONNARO: PROPONDO UMA ESTRADA PEDAGÓGICA DE MÃO DUPLA ENTRE O MUSEU E A ESCOLA. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 06–25, 2016. DOI: 10.5965/198431781212016006. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7830. Acesso em: 22 dez. 2024.