Plataforma dança, corpo, gestos e movimentos: um material paradidático para o ensino da dança nos anos iniciais da educação básica.
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782112025e0071Palavras-chave:
educação física, dança, ensino fudamentalResumo
Ao se discutir a dança, em todos os seus estilos, chega-se ao entendimento da sua importância na formação humana, como prática educacional. Essa atividade corporal, mais que reprodução de passos, pode ter um grande potencial nas aulas de Educação Física. Em contribuição ao vocabulário das artes, a dança pode expressar as diversas alternativas de conhecimento do mundo, sendo uma importante estratégia didática na formação dos alunos da Educação Básica. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi construir um produto educacional denominado “Plataforma Dança, Corpo, Gestos e Movimentos”, relacionado ao ensino e valorização da dança, que forneça subsídios para os profissionais de Educação Física do Ensino Fundamental. A população do estudo foi composta por 32 professores atuantes no Ensino Fundamental. Para o levantamento de dados, foram enviados questionários eletrônicos distribuídos antes da utilização da plataforma eletrônica pelos profissionais e posteriormente ao trabalho com esse material paradidático. Após as análises dos dados obtidos na pesquisa, verificou-se que a plataforma pode auxiliar os docentes na elaboração de suas aulas, de forma que os benefícios de aprendizagem relacionados à dança sejam obtidos de forma adequada, valorizando o movimento e a saúde, mas também os aspectos de cognitivos e culturais.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): MEC., 2018. Disponível em: <<http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>.>. Acesso em: 14 abr. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF., 1998. 116 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2020.
CAMPOS, A. P. S.; SOUZA, L. R. A psicomotricidade como ferramenta no processo de alfabetização com crianças do 1º ano no ensino fundamental. Orientadora: Fátima Eliana Frigatto Bozzo. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium -UNISALESIANO, Lins – SP., 2014.
FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2ª. ed. Porto Alegre: Artes Médicas., 1995.
FREIRE, I. M. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cadernos Cedes., v. 21, n. 53, p. 31-55, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/DCrTySKB3KpC9knsrTg7Drf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2021.
LE BOULCH, J. A educação psicomotora: a psicocinética na idade escolar. 2ª.ed. Porto Alegre: Artes Médicas., 1988.
MARQUES, I. A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6ª ed. São Paulo: Cortez. 2012a.
MARQUES, I. A. Interações: crianças, dança e escola. Org. Josca Ailine Baroukh. Coleção InterAções. São Paulo: Blucher, 2012b.
MONTIEL, F. C.; ANDRADE, D. M. Tecnologias da informação e comunicação nas aulas de educação Física - uma experiência no IFSul. In: Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de pesquisadores em educação a distância - UFSCAR, 2016.
NEVES, A. M. Dança e psicomotricidade: uma proposta aplicada nas aulas de dança para crianças. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. Monografia de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Dança) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Escola de Teatro e Dança, Curso Licenciatura Plena em Dança, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3kenssj. Acesso em: 15 jun. 2020.
RUSSETH, Andrew. Facetime with Cindy Sherman: The Artist on Her “Selfie” Project for W, and What’s Behind Her Celebrated Instagram. WMagazine. 11 jun. 2017. Disponível em: https://www.wmagazine.com/story/cindy-sherman-instagram-selfie Acesso em 20 mar. 2023
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTOS, Edméa. O ensino híbrido como “a bola da vez”: Vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia?. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, junho de 2021, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/announcement/view/1289. Acesso em: 03 mar. 2023.
SANTOS, Edméa; SANTOS, Rosemary. Cibercultura: redes educativas e práticas. In: Revista Eletrônica Pesquiseduca, v.04, n. 07, jan.-jul.2012, p. 159-183.
SANTOS, Francisco Coelho. As faces da selfie:Revelações da fotografia social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 31, núm. 92, e319202, 2016, p. 1-16. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/kJwNDbZ9BDYRGNHyXhs3Byp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
SCOLARI. Carlos. Carlos A. Scolari: ecologia dos meios de comunicação, alfabetização transmídia e redesign das interfaces. [entrevista a Fernanda Pires de Sá]. MATRIZES, 12(3). 2018a, p. 129-139. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p129-139
SCOLARI. Carlos (ed.). Adolescentes, medios de comunicación y culturas colaborativas. aprovechando las competencias transmedia de los jóvenes en el aula. TRANSLITERACY H2020 Research and Innovation Actions. Barcelona: Ce.Ge, 2018b. Disponível em: http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/TL_Teens_es.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
SCOLARI. Carlos. Alfabetismo transmedia en la nueva ecología de los medios - Libro Blanco. TRANSLITERACY H2020 Research and Innovation actions. Barcelona: Ce.Ge, 2018c. Disponível em: http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/TL_whit_es.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
PEREIRA, S.; RAQUE, L C. et al. Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, v.2, n. 25, p. 60-61, 2001.
PIAGET, J. A. Epistelomogia Genética. In: Piaget. Traduções de Nathanael C. Caixeiro, Zilda A. Daeir, Celia E. A. Di Pietro. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
PORTINARI, M. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
RENGEL, L. P. Dicionário Laban. Orientadora: Sylvia Monica Allende Serra. 2001. 138 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://bit.ly/3rs1KU1. Acesso em: 24 jun. 2020.
SCARPATO, M. T. Dança Educativa: um fato em escolas de São Paulo. Caderno CEDES., v. 21, n. 53, p. 57-68, abr. 2001.
VERDERI, E. Dança na Escola: uma Proposta Pedagógica. São Paulo: Phorte Editora., 2009.
XISTO, P. B.; BENETTI, L. B. A. Psicomotricidade: Uma Ferramenta De Ajuda Aos Professores Na Aprendizagem Escolar. REMOA - Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1824–1836, 2012. Disponível em: https://bit.ly/36FX3Or. Acesso em: 08 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dirceu Antônio Cordeiro Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.