EDUCACIÓN INCLUSIVA Y OTROS CONCEPTOS AFINES PARA EL DESARROLLO DE UNA ESCUELA PARA TODOS EN LA SOCIEDAD DE LA INFORMACIÓN
Palavras-chave:
Escuela Inclusiva, Prácticas Inclusivas y Educación y TICResumo
En este artículo se trata de enmarcar el fenómeno de la educación inclusiva en la sociedad globalizada y especialmente en los países participantes en el Proyecto A/024261/09 financiado por la AECID en el que participan los autores de este artículo, y que son España, Brasil y Colombia. El objetivo principal de este artículo es desarrollar el paradigma inclusivo de la escuela actualmente, y cómo las TIC (Tecnologías de la Información y la Comunicación) reconfiguran este modelo ofreciendo alternativas novedosas para la práctica y actuación en el aula. Se destaca la importancia de las TIC en el desarrollo de nuevas formas de inclusión digital de la ciudadanía en la sociedad del conocimiento. Sin embargo, otros elementos que se consideran importantes para la apuesta por una escuela inclusiva son la formación en competencias digitales tanto del profesorado como del alumnado y, algunas estrategias que fomentan una escuela para todos a través de las TIC, como son la creación de comunidades virtuales y la diversificación de los recursos educativos utilizados en la docencia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.