A "biografia artística" com jovens deslocados em acampamentos no Iraque: presença como indicador de resiliência
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781642020115Palavras-chave:
Humanitarian Aid, Education in Emergencies, Art Workshops, Resilience, Art Education, Artistic biographyResumo
Os atuais conflitos armados no mundo, e em particular aqueles ligados ao Sistema de Estado Islâmico (ISIS) no Iraque, constituem um grande obstáculo para a estabilidade das referências sociais, para uma leitura coletiva de uma cultura comum e para uma sociedade livre dos sintomas da guerra. Intervenções artísticas inclusivas com crianças afetadas por conflitos, são muitas vezes levadas a cabo para aumentar a sua resiliência e empoderamento. O objetivo deste artigo é analisar a resiliência identificada durante a implementação de um dispositivo de atividades de "biografia artística", com técnicos de uma ONG e jovens, em um acampamento no Iraque. O dispositivo construído foi um projeto para "pintar nossas caravanas" como um primeiro projeto com os jovens em um acampamento. Através de nossa experiência como artista, treinador e pesquisador, observamos os traços de "presença" durante as atividades artísticas. Compromisso em um trabalho coletivo, autorreconhecimento pelos treinadores e autorreconhecimento no trabalho artístico final são os três indicadores de presença que observamos. Os processos de resiliência individual e coletiva são complexos e longos e sujeitos a muitos obstáculos. Nosso artigo convida a uma maior investigação para construir evidências e desenvolver uma resposta artística em emergências humanitárias.
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